Pular para o conteúdo principal

A MEDITAÇÃO A SERVIÇO DA MEDICINA

Meditar para os orientais significa não pensar. Processo em que a mente se acalma e os pensamentos diminuem até desaparecerem.                                      
Saiba como essa técnica milenar é capaz de promover equilíbrio e bem-estar nestes tempos de corações e mentes a mil.
Meditar é a arte de não pensar em nada. É a habilidade de ensinar a mente a afastar-se da ansiedade que está presente em nosso cotidiano. Nesta vida agitada, seria possível interagir com as preocupações do cotidiano sem se confundir com elas? Como será que a meditação pode nos auxiliar a lidar com as indecisões da carreira, com os problemas de saúde, com a falta de concentração e a ausência de paciência.
Segundo o conceito propagado entre os povos ocidentais, e registrados em nossos dicionários, o ato de meditar é associado ao de refletir, ponderar, pensar sobre alguma coisa, quando na verdade, o objetivo é justamente o inverso. Meditar para os orientais, os pais desse exercício que não tem data exata e nascimento, acredita-se que quando a medicina hindu foi criada praticada pelos indianos há cerca de  cinco mil anos, a meditação era uma prática comum em sua forma terapêutica e significa não pensar em nada.
É um estado de “não mente”. É o nome dado ao processo em que a mente se acalma,  que os pensamentos começam a diminuir até desaparecer, como se tivéssemos uma tela de cinema que projetasse nosso exercício de pensar e ela aos poucos, fosse se apagando.
Podemos dividir a meditação em três principais fases:
Primeiro estágio:  turbulência. É o momento inicial, quando a mente, ainda muito agitada em estado beta, com altíssimos ciclos cerebrais.
Segundo estágio: transição. Trata-se do momento em que, após vencer a turbulência, começamos a entrar em estado alfa um estágio de relaxamento mais profundo em que ficamos mais predispostos a programações de comportamentos e a aprender com mais facilidade.
Terceiro estágio: transe. É o ápice da meditação para o iniciante. Trata-se do momento em que estamos em alfa profundo, quase na fase teta e experimentamos sensações indescritíveis. Cada um descreve sua experiência de maneira muito  particular. Uns dizem que pareciam flutuar, outros sentiam-se no céu. Há quem ache que dormiu, devido ao relaxamento profundo. É o momento em que a mente está serena, como as águas de um rio que venceram a agitação. Na turbulência , alguém jogou uma pedra nessas águas e elas estavam muito agitadas. Não conseguimos ver o fundo. Na transição as diminuíram e, apesar de ainda existirem, já conseguimos vislumbrar o que há por baixo. No transe, já não há ondas. A mente é limpa, transparente. O que há de melhor em nós aflora. É nesse estágio que ocorrem os famosos relatos de recebimento de intuições, de grandes inspirações e descobertas.
 
 
PESQUISAS
1 – Robert Benson, Cardiologista Universidade de Harvard, EUA.
Em uma pesquisa conduzida por ele, disse o seguinte: que 60% das consultas médicas poderia ser evitadas caso as pessoas usassem sua capacidade mental para combater naturalmente tensões que são causadoras de problemas físicos. Segundo ele, a longevidade das pessoas estão baseada num tripé: remédios, cirurgias (a única saída para uma grande quantidade de problemas) e os cuidados pessoais (que incluem exercícios para o corpo e para a mente.
Num de seus estudos acompanhou durante cinco anos pacientes que aprenderam a meditar, para tentar controlar doenças coronárias crônicas e outros problemas. Ele notou que os que meditavam de maneira disciplinada, todos os dias, tiveram taxas de recuperação superiores às do grupo de doentes que não levavam a sério a prescrição. O médico americano também verificou que, graças à técnica, metade dos homens com baixo número de espermatozoides por efeito de stress havia melhorado sua produção. Outro dado impressionante é que quase 50% das mulheres com infertilidade associada a dificuldades psicológicas conseguiram engravidar.
 
2 – Clínica de Redução de Estresse Universidade de Massachussets, EUA.
Mais meditação menos dor.
Foram pesquisados 14 mil pacientes portadores de câncer, aids, complicações gástricas e dores crônicas. Essas pessoas, quando submetidas a sessões de meditação, diminuíam o nível de ansiedade e, consequentemente, a quantidade de analgésicos consumida, chegando em alguns casos até a abandoná-los totalmente. Ao praticar a meditação e educar seus pensamentos, deixaram de concentrar-se no medo de sentir dor, ironicamente um dos maiores problemas causadores da dor em paciente com estes quadros clínicos. Segundo a pesquisa o nível de queixas diminuiu em 40% dos casos, já que parte desta dor é de ordem psicológica.
 
3 – Equipe da Universidade de Visconsin-Madson.
Comprovou que a meditação produz efeitos concretos no cérebro. Nesse estudo, os pacientes foram divididos em dois grupos: o primeiro praticou-a uma hora por dia, seis dias por semana ao longo de dois meses. O segundo não meditou. A atividade no cérebro das pessoas de cada grupo foi medida e comparada. Os dados mostraram que, entre os que meditavam, houve um aumento na ativação do córtex pré-frontal esquerdo, a área que concentra as emoções positivas. Os pesquisadores também testaram se o pessoal da meditação teve a função imunológica melhorada. Para chegar a uma resposta, os integrantes de ambos os grupos tomaram vacina contra gripe. De quatro a oito semanas depois da administração da vacina, os participantes do estudo fizeram exames de sangue para medir o nível de anticorpos que produziram contra a vacina. No grupo da medição, houve um aumento mais significativo.   
 
Manoel Ferreira Gonçalves

Comentários

  1. Manoel,
    Este assunto é de grande interesse de todos. Seria muito bom se voce pudesse trazer mais informações sobre estas pesquisas.

    Também seria interessante falar sobre as diversas técnicas de meditação.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos, PARA COMEÇAR A MEDITAR. indico o link abaixo, guiada por Lama Padma. Espero que gostem e que facilite a meditação de cada um.
    http://www.youtube.com/watch?v=FWWZ52a3grg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do texto?
Comente e compartilhe

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja