Pular para o conteúdo principal

Fazer o Bem sem Olhar a Quem

A transformação do mundo em que vivemos só acontecerá quanto tivermos a compreensão de que só iremos alcançar a felicidade completa quando não houver uma só criatura infeliz na face da terra.

Devemos reconhecer que nos cabe eliminar um dos nossos maiores e mais ferrenhos inimigos,o egoismo, que nos faz pensar somente em nós próprios, esquecendo-nos dos nossos irmãos que, por ignorarem os poderes que trazem  em seu interior, passam ainda por dificuldades.

Cruz e Souza Diz :

- "Renuncia a Ti mesmo;
renuncia à mundana e efêmera vaidade;
que em ti sintas a dulcíssima piedade;
que as desgraças alheias alivia"

Renúncia é uma das mais sublimes manifestações do amor impessoal.

Tal manifestação de amor deve ser praticada a cada instante  por todo aquele que almeja a Paz Universal, sem a mínima parcela de egoísmo, tendo em vista que, como nos ensina o antigo e sábio provérbio, ao dividirmos o amor  multiplicamos a felicidade.

Quando assim agirmos, nosso ser irradiará uma esfuziante alegria, contagiando aqueles que estão a nossa volta e que de nós se aproximam com seus corações abertos, visto não temerem nenhum mal em nossa presença.

A renúncia consiste numa atitude de ajuda aqueles que, por ainda estarem adormecidos, ignoram os poderes de que são depositários. Ensina a não revidarmos eventuais ofensas que alguém nos possa dirigir,  eliminando qualquer mágoa ou sentimento de revolta.

A historia a seguir "Aprende a escrever na areia", nos ensina como proceder.

Dois comerciantes árabes seguiam com suas caravanas, lado a lado, para uma feira onde pretendiam vender suas mercadorias. Em um determinado ponto, por onde passava um rio caudaloso, pararam para descansar quando um deles, de nome Farid, resolveu banhar-se, mas foi arrastado pela correnteza. Seu amigo Amir, prevendo uma tragédia, atirou-se às aguas revoltas, conseguindo salvar o companheiro. Este, refeito do susto mandou  que um dos seus servidores entalhasse numa rocha existente naquele local, a seguinte inscrição : "Aqui, com risco de sua própria vida, Amir salvou seu amigo Farid".

Ao retornarem, depois de realizados seus negócios, passaram pelo mesmo local onde fizeram nova parada e ficaram conversando junto as areias, a margem do rio. Em determinado momento, por pequena discordância, Amir esbofeteou Farid. Este tranquilamente, escreveu com seu dedo nas fofas areias:"Aqui, por motivos fúteis, Amir esbofeteou Farid"

Vendo aquilo, seu servidor que esculpira na pedra a primeira frase perguntou-lhe - Senhor !  porque estas escrevendo na areia em vez de faze-lo também na rocha ?

Farid respondeu-lhe serenamente : As boas ações deve ser gravadas na pedra para que todos, ao tomarem conhecimento dela, saibam como deve proceder a favor de seus semelhantes, enquanto que as ofensas por nós recebidas, escritas na areia, serão apagadas pela água, da mesma forma que deverão ser apagadas de nossas mentes e corações.

Renúncias, como veeem, nao visam a exaltação da nossa personalidade, nem é um ato de sacrifício.

Servimos, esquecendo-nos de ambiciosos projetos que idealizamos para nós mesmos, pensando naqueles que nos procuram, com a finalidade de cumprirem suas missões.

Santa Tereza d´Avila deixou-nos uma recomendação importantíssima - "Se você estiver meditando, em seu oratório, e alguém bater a sua porta, cesse a meditação e vá atender aquele que o procura na esperança de que poderá contar com sua ajuda"

Ou seja, quando estamos meditando, pretendemos alcançar algo para nossa elevação exclusiva, o que não ocorrerá se deixarmos de dar nossa assistência ao carente que recorre a nós.

Ramakrisna relata a história de um discípulo externo, ou seja, não residente no ashram, que certo dia o procurou movido por grande entusiasmo, dizendo em altas vozes : Consegui, Mestre !... Consegui!...

- Conseguiu o que, perguntou-lhe o Mestre ?
- Consegui andar sobre as águas !...
- E quanto tempo você levou para realizar essa façanha ?
- Dez anos, Mestre, Dez Anos.
- E o que mais voce fez nesse espaço de tempo ? ..
- Nada mais Mestre. Nada mais.
- Quanto tempo meditando inutilmente ! Você poderia pagar uma moeda ao barqueiro para transporta-lo de  uma margem à outra do rio sempre que  quisesse, utilizando todos os demais momentos dos 3650 dias passados com o objetivo de obter, vaidosamente, um poder psíquico, prestando um serviço a comunidade.

Esta é uma advertência para que todos nós, a fim de não nos prendermos a prazeres e satisfações pessoais que só contribuem para nos retardar nossa evolução, esquecendo-nos de que podemos de alguma forma ser úteis aos nossos semelhantes.

Não percamos a oportunidade que temos de prestar nossa colaboração para o êxito de todos aqueles que nos procuram, esquecendo-nos um pouco de nós mesmos, na certeza que assim fazendo estaremos contribuindo com a pequena parcela do nosso esforço para o bem da humanidade a qual pertencemos.

Embora algumas vozes possam tentar dissuadir-nos dessa atitude, sejamos surdos aos seus clamores e caminhemos resolutos nesta trajetória em busca desse ideal.

Nada busquemos em troca do que fizermos, uma vez que o amor não é uma transação comercial em que se troca um bem por outro bem. Amor é doação integral, nada se desejando como retribuição.

Não nos esqueçamos de que somos elos de uma imensa corrente conhecida como Humanidade, por meio da qual estamos indissoluvelmente ligados.

Disse Ramakrishna : " Não há pecador irremissível". De Deus viemos e a Ele voltaremos.

Cabe-nos contribuir com aquilo que já dispusermos, em virtude do nosso aprimoramento espiritual, em benefício dos elos eventualmente mais fracos, a que estamos ligados, a fim de fortifica-los mediante o despertar da força que trazem latente em seu interior, para que a indestrutibilidade dessa corrente em que todos os componentes são dotados das mesmas qualidades, seja reconhecida e mereça, para o maior empenho de cada um, visando a harmonia e o bem estar coletivos.

Procuremos fazer o bem, sem olhar a quem, tecendo uma rede capaz de abranger a todos, que que assim unidos, possamos retomar ao nosso Divino Lar, quando terminar nossa jornada nesta abençoada Terra, onde fomos colocados para nos elevarmos até chegarmos a conclusão a que chegou o Amado Mestre  Jesus, de que nós somos Um com o Pai !.

Essência estraída dos Livros Esotéricos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja