Pular para o conteúdo principal

Diálogo Inter-Religioso" - além da ilusão

"A maioria dos habitantes do planeta declara-se crente."

Assim começa o vídeo "Diálogo Inter-Religioso" - via www.ovideodopapa.org.
Assista aqui: http://youtu.be/kZSCLTblHo8
 A mensagem é um chamado a colaboração entre todas as religiões - representadas no vídeo pelo Budismo, Judaísmo, Islamismo e Cristianismo. COLABORAÇÃO NA ORAÇÃO.

"Muitos pensam de modo diferente. Sentem de modo diferente", diz o Papa Francisco.

"Confio em sua oração", continua ele.
Imagino minha oração, sua oração, todas as orações; mentalizadas, cantadas, choradas, bradadas a plenos pulmões, sussurradas... Cada um "fazendo sua parte" e todos colaborando entre si. 
 
"Diálogo inter-religioso" fala de bem mais que tolerância. Com a força da imagem, e de poucas palavras, o vídeo vai da apresentação sumária (vestuário, ambiente, vocabulário) de cada um dos representantes religiosos, passando pelo "funil" fundamental - o Amor -, e se encerra na reunião de seus símbolos. Re-União inesperada e insólita. 
 
Que poder invencível se expandiria pelo mundo se ocorresse de fato o respeito profundo entre todas as religiões... O ponto em comum? O Amor. Alcançar esse ponto, fazer essa religação, passa pela consciência do todo, da fé, dos próprios sentimentos, pensamentos e, enfim, por verter tudo isso em capacidade de agir coerentemente.
 
"A maioria dos habitantes do planeta declara-se crente.
Isso deveria provocar um diálogo entre todas as religiões", diz o Papa.
 
"Eu acredito no amor" - declaram os religiosos no vídeo. A matemática é simples, os que creem no amor são a maioria. Isso exige mesmo um debate sobre o poder do Amor.
 
O Amor, esse sentimento-valor que é o protagonista de todas as tramas, seja por tenebrosa falta ou iluminada manifestação.... E cuja sina é ser "invisível", porque está em todo lugar. No afã de fazer parte desse todo perfeito, e se unir ao poderoso e precioso Amor, o ser humano criou, e recria diariamente, suportes físicos simbólicos, formais, sensoriais, comportamentais e, acima de tudo, ilusórios, para O conter. A "forma sagrada" do Amor, criada artificialmente, é frágil, e precisa lutar para sobreviver separada do todo real.
Fico pensando que a forma artificial do sagrado - através da ação cotidiana dos crentes, inconscientes dessa artificialidade -,  tem excluído a possibilidade de outra forma sagrada qualquer - e daí viria a necessidade ou desejo de destruição do Outro. Destruição do que se apresenta formalmente diferente de si, daquele que ameaça a "Minha" forma de ver e fazer, criada para conectar-me com o "Meu Amor", "Meu Amor Único", o "Único Possível"... Com tal abordagem ilógica, o ser humano tem criado uma realidade recheada de violência.
---

 
Estamos vivendo um tempo privilegiado de mudanças, que vem de todas as direções. Mas, principalmente, a reboque do domínio de tecnologias impensáveis há alguns anos atrás. 
 
A chamada do Papa Francisco, via YouTube, para os crentes reunirem-se em oração, demonstra o que é usar a tecnologia com um propósito definido e de forma eficiente. Clama pela necessidade de se cultivar o mundo interior para transformar a realidade. E usar da realidade para alcançar seu objetivo.
 
O meio de transmitir a mensagem? O mesmo onde se publicam sandices inomináveis... Esse contexto deixa entender que os suportes tecnológicos, assim como os símbolos religiosos, são neutros. Somos nós que lhes adicionamos valor.
 
Para a maioria da humanidade, então, que se declara crente, faz todo o sentido ouvir essa mensagem e dar atenção ao poder do AMOR no ORAR JUNTO, instaurando uma leveza na alma e buscando/encontrando no "invisível" as forças para agir focados no cerne da questão: AMOR = Somos Um.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja