Pular para o conteúdo principal

Experiencias Misticas - Não adianta bater na escuridão

Não adianta bater na escuridão, precisamos acender a luz, indo ao encontro do escuro e nebuloso , aceitando sua existência.

Caminhando no sentido oposto de nossas intenções alcançaremos o objetivo, nos diz o principio Hermetico, refletido no simbolo da cobra que morde o próprio rabo.

Penetrando fundo no escuro da noite encontraremos o raiar do dia.

O peregrino que caminha com fé pela estrada escura em busca do amanhecer é diferente daquele que permanece adormecido na escuridão e se protege dela porque a teme.

A consciência  deve ser a tocha que ilumina o caminho e a confiança o seu combustível.

Tememos o sensorial, o canto da sereia, e lhe impomos a vontade e isolamento.

Pela revelação do oculto poderá então surgir a verdade e a confiança.

Surge o risco da vaidade pelo conhecimento adquirido. Mas é melhor que ela se evidencie e mostre sua face pois assim podemos enfrenta-la.

Mais vale um Homem vestido com toda pompa orgulhoso de si   vivenciando e enxergando a fraqueza de sua alma do que um humilde pregador que esconde esta vaidade em trajes simples e palavras mansas.

Surge o risco da critica, do perfeccionismo e do preconceito e desprezo por aqueles que não alcançam elevados padrões de moral e pereccionismo no que fazem.

Surge o risco da separação do mundo em perfeitos e imperfeitos,  dos que permanecem adormecidos e dos que estão na peregrinação.

Mas estes males só se curam com a compreensão de que o todo está na parte e a parte está no todo, Que o perfeito e o imperfeito são facetas da mesma verdade, Que os opostos se tocam e se reconciliam em uma unica verdade.  Mas  para alcançar essa compreensão ainda temos muito o que caminhar.

Uma reflexão importante é buscar entender para que servem as experiencias misticas, o que elas curam e desenvolvem ?

A frieza dos sentimentos, o isolamento, a reflexão e busca da perfeição ajudam a desenvolver a concentraçao para penetrar no recinto interno e na essencia das coisas.

Quando a alma adquire dominio, aprende a entrar e sair do silencio em meio a agitaçao do mundo externo,  unindo o visivel ao invisivel, dispensando o isolamento, pois quem tem o auto-dominio não precisa do silencio.

Entao ela pode penetrar rapidamente em seu mundo interno sempre que for necessario buscar as respostas para para as questoes da vida pratica transformando em ajudando a melhorar sua vida e a vida das pessoas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida é uma dança

Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa… nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também.  É a dança da vida… dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência. Não se apavore com as doenças… elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas… Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, só falta a vontade de servir a Deus servindo aos homens. Não diga que as pessoas são difíceis e que convivência entre seres humanos

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr

O Ritmo do Trabalho

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que se interessam por esta leitura e dizer que tudo que falarei aqui é de minha inteira responsabilidade. São minhas crenças pessoais, fruto de meus estudos e reflexões, mas que não devem ser levadas como verdades absolutas, porque nem mesmo eu as tenho desta forma. Eu vos convido a refletir comigo, se permitindo o direito de observar pelo menos por alguns momentos, certas questões que serão apresentadas,  por uma visão diferente e talvez contraditória a sua própria visão. Durante todo este mês estaremos debatendo este tema e gostaríamos de convida-lo a deixar seus comentários e reflexões no final do texto clicando em novo comentário e acompanhar as respostas e sugestões dos demais. Não estranhem o fato de que teremos mais perguntas do que respostas, mais reflexões do que formulações prontas, pois as perguntas parecem contribuir mais para o aprendizado do que as afirmações. Quem de nós pode de fato afirmar alguma coisa,