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O RITMO DA VDA

“ ...Um outro aspecto intrigante da metáfora holográfica é uma possível relação com
duas idéias da física moderna. Uma delas é a idéia de Geoffrey Shew de que as
partículas subatômicas são dinamicamente compostas umas das outras, de tal modo que
cada uma delas envolve todas as demais; a outra idéia é a noção de David Bohm de
ordem implicada, de acordo com a qual toda a realidade está envolvida em cada uma de
suas partes.

O que todas essas idéias têm em comum é a noção de que a holonomia
— o ser total contido, de algum modo, em cada uma de suas partes — pode ser uma
propriedade universal da natureza. Essa idéia também foi expressa em muitas tradições
místicas e parece desempenhar um importante papel nas visões místicas da realidade.

A metáfora do holograma inspirou recentemente numerosos pesquisadores e foi aplicada
a vários fenômenos físicos e psicológicos. Lamentavelmente, isso nem sempre é feito
com a necessária cautela, e as diferenças entre uma metáfora, um modelo e o mundo real
são esquecidas, por vezes, na onda de entusiasmo geral. O universo não é,
definitivamente, um holograma, pois exibe uma multidão de vibrações de diferentes
freqüências; assim, o holograma pode freqüentemente ser útil como analogia para
descrever fenômenos associados a esses modelos vibratórios.

Tal como no processo de percepção, o ritmo desempenha um importante papel
nas várias maneiras como os organismos vivos interagem e se comunicam entre si. A
comunicação humana, por exemplo, tem lugar, em grau significativo, através da
sincronização e da interligação de ritmos individuais. Recentes análises de filmes
mostraram que toda conversação envolve uma dança sutil, e em sua maior parte invisível,
em que a seqüência detalhada de tipos de fala é precisamente sincronizada tanto com
movimentos ínfimos do corpo do locutor como com os movimentos correspondentes do
ouvinte.

Ambos os parceiros estão enlaçados numa seqüência intricada e precisamente
sincronizada de movimentos rítmicos que dura enquanto eles permanecerem atentos e
envolvidos em sua conversa. Um entrelaçamento semelhante de ritmos parece ser
responsável pela forte vinculação entre os bebês e suas mães e, muito provavelmente,
entre as pessoas apaixonadas. Por outro lado a oposição, a antipatia e a desarmonia
surgem quando os ritmos de dois indivíduos não estão em sincronia.

Em raros momentos de nossas vidas, podemos sentir que estamos sincronizados
com o universo inteiro. Esses momentos podem ocorrer sob muitas circunstâncias —
acertar um golpe perfeito no tênis ou encontrar a descida perfeita numa pista de esqui, em
meio a uma experiência sexual plenamente satisfatória, na contemplação de uma obra de
arte ou na meditação profunda.

Esses momentos de ritmo perfeito, quando tudo parece
estar exatamente certo e as coisas são feitas com grande facilidade, são elevadas
experiências espirituais em que todo tipo de separação ou fragmentação é transcendido.
Neste exame da natureza dos organismos vivos, vimos que a concepção
sistêmica de vida é espiritual em sua essência mais profunda e, portanto, compatível com
muitas idéias sustentadas nas tradições místicas. Os paralelos entre ciência e misticismo
não se restringem à física moderna, mas podem ser estendidos agora com igual
justificação à nova biologia sistêmica.

Dois temas básicos se destacam repetidamente ao
estudarmos a matéria viva e não-viva, sendo também amiúde enfatizados nos
ensinamentos dos místicos: a interligação e a interdependência universais de todos os
fenômenos e a natureza intrinsecamente dinâmica da realidade. Nas tradições místicas
encontramos também um certo número de idéias, menos relevantes ou pouco
significativas para a física moderna, mas cruciais para a visão sistêmica dos organismos
vivos....”



Trecho extraído do Livro : O ponto de Mutação de Fritijof Capra. pags. 281 e 282

Doutor em física pela Universidade de Viena.


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