O final de ano esta chegando e nesta época é sempre bom fazer um balanço de nossas vidas e fazer planos para o próximo ano, não é mesmo?
Então, proponho um exercício um pouco diferente.
Imagine que vida é como uma corrida de revezamento, um curto Período de tempo (não importa quanto), seguido por uma breve reflexão, um descanso e uma retomada da caminhada. Você recebe o bastão com uma marca alcançada pelo corredor anterior e tem que fazer o possível para melhorar esta marca e entregar o bastão ao próximo corredor que lhe sucederá.
O Bastão simboliza aqui todo conteúdo da vida, as experiencias, os aprendizados, as conquistas, os débitos e créditos, os talentos e tantas outras coisas que vivenciamos.
Este raciocino serve tanto para aqueles que acreditam que a vida é uma sequencia de existências pela eternidade, como também pode ser usado por aqueles que não estão muito preocupados com isso, mas entendem que cada dia é uma nova vida, a cada dia nos transformamos em uma nova pessoa que recebe da pessoa que viveu ontem as experiencias, aprendizados e conquistas e tem hoje a oportunidade de fazer algo melhor com esta bagagem recebida.
Se pensarmos que tudo o que fizemos está armazenado na nossa memoria e que o que somos hoje depende unicamente de nossas decisões e como usaremos estas experiencias, podemos dizer que a vida acontece em poucos segundos, que é o tempo que estamos realizando algo. Depois estas experiencias serão armazenadas na memoria e serão parte do nosso passado.
Imaginem que está chegando a hora de sua Personalidade concluir esta Jornada e que deverá se encerrar em 31/12.
Outra Personalidade deverá seguir em frente, após um breve descanso. Você entregará a esta nova Personalidade tudo que conseguiu aprender nesta vida, como se fosse um bastão carregado de suas próprias experiências e também daqueles que lhe passaram o bastão.
Então faça a seguinte reflexão consigo mesmo :
O que eu recebi da última Personalidade, e foi muito importante para mim nesta minha jornada? Que forças ou fraquezas, bagagens, talentos, desafios, poder e sabedoria?
Em seguida, pense no que você conseguiu realizar com estas forças.
O que eu vou deixar para a próxima Personalidade ? Quais foram as minhas grandes contribuições desta vida. ? O que aprendi, o que realizei, que de fato ficou impregnado...
E quanto as Reservas e conquistas:
O que eu resgatei e quitei e o que vou deixar para ser pago pela próxima Personalidade.. ?
Que bagagens estou entregando, com que forças estou impregnando este bastão?
Não precisa compartilhar suas reflexões com ninguém, mas aproveite para melhorar suas marcas na próxima Volta da vida.
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe