Pular para o conteúdo principal

CORRENTES DE PENSAMENTO

 


A respeito dos nossos pensamentos e suas consequências, Prentice Mulford,em seu livro NOSSAS FORÇAS MENTAIS alertou quanto ao seguinte:


"Devemos ser cuidadosos no que pensamos e falamos, porque os pensamentos se reúnem em correntes tão reais como as do ar e da água. Conforme o que
pensamos e falamos, atraímos para nós uma corrente idêntica de pensamentos,que age sobre o corpo de modo benéfico ou maléfico.

Se o pensamento fosse visível aos olhos fisicos, veríamos suas correntes partirem das pessoas e se dirigirem para elas. Veríamos que as pessoas de temperamento, caráter e gostos semelhantes estão, em realidade, na mesma corrente de pensamentos. Veríamos que a pessoa de disposição contrária ou irritada se acha na mesma corrente de outras assim dispostas, e que cada pessoa que se acha nesta corrente age como bateria e produtora desta espécie de pensamentos, fortalecendo assim a corrente. Veríamos também estas forças agindo de modo semelhante sobre os esperançosos, alegres e corajosos, unindo-nos a outros de idênticas qualidades."

É uma questão de estado mental criando uma corrente mental que interliga todos que estão no mesmo estado. A conexão da pessoa com a corrente resulta no reforço do estado, seja ele bom ou mal. É uma atração e uma amplificação, pela participação de muitos. As correntes mentais estão em toda parte.

O estado mental referido é atingido com o pensamento, portanto, pode ser o resultado de cultivar o gosto por certas coisas, ser um tema de conversa ou estarmos muito tempo em um determinado meio. Não importa as razões, sejam elas boas, necessárias, ou não. A palavra cria força. O efeito aparece com o tempo, dependendo das intensidades das forças envolvidas. A repetição e o tempo favorecem e abreviam o seu aparecimento, formando um molde espiritual
e se materializando.

Os exemplos e as conseqüências das correntes na vida diária são vários.

Existem estados ou disposições ruins que podem nos prejudicar, materializando em nossos corpos. Temos como exemplo de estados e correntes mentais os seguintes: sentimento de inferioridade, desânimo, doença, sofrimento, morte,avareza, relaxamento, medo, insucesso, crítica, ódio, má vontade para com os outros e queixar-se continuamente. Quando se está em um estado mental desagradável, é uma corrente mental desta natureza que está atuando.

Pelo contrário, para o bem, temos como exemplo de estados e correntes mentais os seguintes: do Supremo Poder para o bem, saúde, felicidade, prosperidade, força, coragem, calma, prudência, e todas as outras boas qualidades. Os efeitos benéficos podem ser: a saúde, a simpatia e estar na corrente mental dos que triunfam. Nas nossas várias atividades, quando estamos na corrente mental, recebemos idéias que nos ajudarão, sejam nos negócios, estudos, pesquisas etc.

Existem outras providências que devemos tomar. Todas as coisas ruins devem ser postas fora de nossa mente com a maior brevidade possível, para não atrair suas correntes mentais. Cuidado deve ser dado aos fatos que geram estados mentais ruins exibidos em filmes, jogos e jornais.

Podemos atrair a corrente mental de coisas que são vivas, brilhantes e divertidas. Muitas coisas materiais são úteis para afastar uma corrente mental que está agindo de modo desagradável, por exemplo, em uma viajem, a vista de iocais e coisas diferentes afasta-nos dela.

Portanto concluo que as correntes mentais podem nos ajudar ou nos prejudicar, temos, então, que colocar estes ensinamentos em prática.

Representante dos filiados, Fernando de Campo Pinto

Fonte : Boletim n⁰ 13 - Tattwa Nirmanakaia 
Edição : 18 de outubro 2008

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Um dia a gente aprende

Atribuido a W illiam Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la. Aprende que f

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped