Pular para o conteúdo principal

Reflexoes sobre a Trama da Alma

Diz o axioma "O tolo segue sua estrela, o sabio a domina"

O tolo, é a personalidade, movida pelos elementos astrologicos, numerologicos e fisicos das quais se torna refem. O sabio é a alma que aprendeu a dominar estas forças, usando-as na justa medida e no momento exato, aquele que aprendeu a obter os melhores resultados para o cumprimento da missao.  Esta personalidade sozinha não poderá fazer nada para mudar esta situação a menos que a alma enxergue a causa e intervenha, alterando a reação diante dos estímulos internos e externos sofridos por esta personalidade.

A personalidade expressa, enquanto a alma aprende e aquire sabedoria. Ao vivenciar  as experiencias, a personalidade erra ou acerta e armazena fragmentos de informação na mente. A cada nova experiencia a  alma  aprende utilizando estes fragmentos de informação de cada experiencia  unindo os pontos através de um processo conhecido como cognição, gerando uma "chispa" de compreensão, popularmente conhecida como "insight".  Assim, atraves das esperiencias, adquire o saber daquele princío ou aspecto.  Este saber se transforma em  uma certeza interior que impulsiona a vontade  para exercer dominio e equilibrio. Enquanto não houver a certeza interior, não haverá força suficiente para estimular a vontade. A crenca e o medo sao irmãs gemeas em posicoes invertidas, pois enquanto a primeira produz  incerto e vacilante, a segunda  produz paralizia ou recuo.


Segundo Eliphas Levy, no livro A Chave dos Grandes Mistérios, Quem sabe não cre. O saber é maior que a fé, pois é fruto da  experiência e não pode ser adquirido, doado ou transferido. A fé pressupõe a dúvida enquanto  o Saber é pleno e absoluto.

Somente o tempo, a vivência e ação da Vontade no desenrolar da trama podem operar este milagre da transformacao das falsas crenças e medos em pleno saber, que  ensina o equilibrio. É fascinante ver o adulto sereno delicado e cuidadoso, que outrora foi um jovem agressivo e impetuoso e impulsivo.

Os desejos e necessidades da alma estão sintetizados na missão. Este é o seu objetivo para esta vida, o que ela planejou cuidadosamente e busca realizar e aprender.

São pistas para aqueles que aprenderam a ler os mapas e sinais ocultos,  para entender as fraquezas humanas e suas necessidades de aprendizado, seus objetivos e metas para esta vida.

Observar o cenário, os atores e personagens e o script podem dar pistas para entender e desvendar toda a trama de nossas vidas.  Então poderemos dirigir as forças da vontade para desenvolver as habilidades necessárias para exercer dominio próprio.  Conhecendo melhor as fraquezas e virtudes podemos agir com mais eficiencia sobre elas com maior firmeza.  Assim, aprenderemos a surfar nas ondas revoltas do mar de nossas proprias vidas.


joao sergio

15 de julho de 2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um dia a gente aprende

Atribuido a W illiam Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la. Aprende que f

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped