Pular para o conteúdo principal

Pescadores do Inconsciente



É impressionante o desafio de um bebê  desde que é arrancado de sua confortável vida intra-uterina e se vê separado daquilo que considerava sua única existência. Seu pequeno cérebro não consegue conceber ainda a ideia de separação e a única coisa que ele pode fazer é expressar pelo choro o seu desespero.

Aos poucos ele compreende que a mãe é um ser separado dele, mas não entende porque ora ela atende seus desejos e hora lhe nega, como se fossem duas mães diferentes, uma que lhe causa prazer e outra que lhe causa dor e ódio. Seu pequeno cérebro aos poucos vai desenvolvendo a capacidade de lidar com a dualidade, mas tem ainda que lidar com este “cara” que lhe rouba a sua mãe o tempo todo. Mais uma vez ele vai se acostumando e acha o cara até interessante, embora tão diferente daquilo que ele considerava como sendo seu universo materno.  

Assim o pequeno bebê vai crescendo em um mundo sempre lhe cobrando uma adaptação, as vezes de forma violenta, as vezes de forma suave. Quando chega a época de ir para a escola, então o choque é maior ainda, porque seu pequeno mundo de pais e irmãos, explode em uma diversidade incompreensível que ele tem que aprender a lidar e cujas regras de convivência anteriormente aprendidas são muitas vezes ineficientes.

Quantos traumas podem surgir em todos estes períodos de adaptação. Os pais também estão resolvendo seus dramas internos e muitas vezes não se dão conta de quanto eles estão agredindo o universo do pequeno ser. Os  irmãos não estão nem ai para os dramas inconscientes uns dos outros, pois estão buscando a própria sobrevivência neste mar de incertezas, e os colegas também são náufragos inconscientes que lutam ferozmente e agridem a quem se aproxime. Quantos problemas pequenos e grandes guardamos em nosso inconsciente, quanta coisa não resolvida. Os Médicos veem como trauma apenas aquilo que foge muito da normalidade, mas penso que todos carregamos conosco uma infinidade de problemas não resolvidos e para enfrenta-los precisaremos alcançar a "maturidade" emocional.

Hoje vi uma reportagem sobre Buling, que também se enquadra neste tema que estamos analisando, porque pode ser uma outra forma de revelar ou criar traumas.

Aquele que sofre com o buling está deixando vir a tona uma magoa ou ressentimento guardado em seu inconsciente, um julgamento ou uma insatisfação pessoal que o outro explicita. Se ele se aceitasse com suas diferenças, não seria tão afetado pelas brincadeiras de mau gosto alheia. Mas ao mesmo tempo que o buling revela a crueldade daquele que humilha o outro, também revela as suas próprias dificuldades de lidar com o diferente, mostrando seu questionamento interior que é também trazido a tona pela diferença que o outro expressa, como algo que ele tenta negar e esconder.

Parece que no fundo pelo menos de louco, todos temos um pouco,

O mundo traz a tona nossos traumas, nossos problemas não resolvidos que tentamos em vão jogar para debaixo do tapete, ou melhor para o nosso "mar do inconsciente".

Conforme a Visão de Jung, somos todos navegantes neste imenso oceano do inconsciente, com nossos pequenos barquinhos, que é a nossa consciência. Somos pescadores buscando os "peixes" no mar sem fim trazendo para o barco na superfície  para digerir e compreender. Mas alguns peixes são muito grandes e difíceis e podem nos levar para o fundo.

Por outro lado, a medida que conseguimos lidar com os peixes indigestos, o próprio barco aumenta de tamanho, nos permitindo então digerir peixes ainda maiores. Com barcos maiores podemos então navegar em alto mar, e então aprender a mergulhar  profundamente e ir ao encontro destes peixes que habitam as regiões mais profundas. Assim, com nossa capacidade analítica como arpões afiados, nos tornamos então habilidosos em pesca  submarina, compreendendo melhor quem somos e  porque estamos aqui e para onde estamos indo.

Então, finalmente, podemos abrir sem medo nossa caixa de Pandora.

Então veremos que está tudo lá, tudo o que somos, todo o que gostamos ou odiamos, nossos medos, alegrias, glorias, forças e fraquezas, manias, certezas e incertezas. Os traços da nossa Personalidade foram construídos com as essências destes frascos, ou melhor, com as experiencias e influencias proporcionadas pelo meio em contato com aquilo que já tínhamos guardado dentro de nós. E não poderia ser diferente, porque nascemos como uma folha em branco e o mundo escreveu aquilo que somos.

Mas então, como explicar que as mesmas experiencias podem causar reações inversas em diferentes pessoas?  Como explicar que um pai ou uma mãe agressores pode despertar depressão em um filho e garra e  determinação em outro, Como explicar que um pai fumante pode fazer alguns filhos viciados e outros que nunca tocarão no cigarro, como explicar  tantas diversidades de reações em seres que vivenciaram a mesma experiencia e até mesmo irmãos gêmeos que se diferenciam totalmente embora vivendo o mesmo meio ?

Uma das diferença da visão de Jung e seu Professor, Freud, é que ao contrário de Freud, Jung mergulhou mais fundo neste mar do inconsciente e penetrou em uma região que transcende os limites das experiencias conhecidas pela consciência vivente.  Então ele nos trouxe a visão do inconsciente coletivo, como um oceano infinito que comunica toda a humanidade e com o Universo inteiro.

Penetrar em suas próprias profundezas significaria então penetrar na consciência coletiva. Resolver seus próprios enigmas significaria então ajudar a purificar o oceano humano. Ajudar o outro em seus traumas significaria ajudar a resolver seu próprio problema.

Vivemos uma era muito especial em que o brilho de uma luz intensa incentiva a busca pela verdade escondida e guardada por séculos. As represas estão rompendo e a lama represada por séculos está sendo revolvida, revelando segredos do fundo das mentes, dos corações e das instituições, a verdade enfim está sendo revelada.

Este resolver-se é como um despertar, como o sol da manha que brilha gradativamente e nos abre os olhos lentamente. E uma vez acordados, queremos acordar os demais para que vejam a luz do lindo dia.

Vejo anjos de luz, de mãos dadas em uma grande corrente acordando uns aos outros,
Anjos de luz, como milhares de pirilampos iluminando a noite escura despertando almas pelo seu brilho doce e meigo,
Anjos de luz  mensageiros do grande Sol que brilha,
Anjos de luz cuja noite não mais amedronta,
Nunca vi tantos anjos de mão dada,
Nunca vi tanta luz e beleza sobre esta noite escura,
Que coisa linda será o amanhecer quando todos abrirem seus olhos para realidade bela,

Mas para participar deste novo dia é preciso despertar do sono dos séculos.

Acorda irmão, e desperta os outros irmãos pela tua simplicidade, pela tua paz, pela tua fé e pelo teu exemplo.


Boa noite,

Comentários

  1. Belíssimo, Joao!
    A descrição do crescimento do bebê foi genial de tão simples. Claro que me encaixei e consegui encaixar meio mundo nessa experiência. O que cria uma grande compaixão pelo ser humano. Um crescer no mundo que vai se descortinando.
    Paciência... coragem!!! Fé!!!

    Concordo que estamos vivendo um momento ímpar, estamos sendo dissecados pelo nosso próprio conhecimento coletivo. Agora convido a reflexão do COMO. Como seguir adiante sabendo a verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia,
      A pergunta que me faço sempre é como podemos ajudar as pessoas a caminhar em busca desta nova consciência? Sabemos muito pouco e podemos ajudar pouco, principalmente porque as pessoas em geral estão presas nas armadilhas e distrações que o mundo oferece.
      Quem ousa parar e refletir e se libertar deste ritmo alucinante das comunicações que prende a atenção e não leva a lugar algum?
      Passamos adiante mensagens maravilhosas que recebemos não se sabe de quem, e que tem sempre uma fórmula mágica para o outro.
      Como disse um sábio, somos camelôs transportando mostarda no deserto.
      Quem tem a coragem de por a mostarda na boca, mastigar e digerir entenderá um pouco mais do assunto.
      Confundimos terapias que aliviam a dor com cura,
      Estamos fazendo milhares de cursos...
      Mas será que estamos em curso?
      Obrigado por participar deste debate,

      Abs

      Excluir
    2. A busca está em curso... A busca é o próprio curso. O que atrasa a evolução pode ser o próprio medo de evoluir e ficar repetindo comportamentos conhecidos... O COMO viver é uma resposta que vem com a ação, com a certeza de que sem ação não há realidade. Acredito que observar sem medo e ousar agir de acordo com as suas crenças promove milagres. E parafraseando Samuel Becket: ouse fazer e todo o universo vai conspirar a seu favor.

      Não é possível julgar o próximo em seu caminho evolutivo. O que se pode é averiguar o nosso próprio sucesso no caminho que escolhemos.

      Abraços,
      Silvia

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do texto?
Comente e compartilhe

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja