Pular para o conteúdo principal

Cenoura, ovos e cafe



CENOURA, OVO E CAFÉ

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Quando resolvia um problema, outro surgia.

Seu pai, um “chef”, levou-a até a cozinha dele. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Numa ele colocou cenouras, em outra ovos e, na última, pó de café. Em silêncio, deixou que tudo fervesse.

A filha deu um suspiro e esperou, imaginando o que ele fazia.

Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás. Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela. Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela. Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara.

Virando-se para ela, perguntou:

– Querida, o que você está vendo?
– Cenouras, ovos e café - ela respondeu.

Ele pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que estavam macias. Então, pediu que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e verificou que o ovo endurecera com a fervura. Finalmente, ele pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao provar o aroma delicioso.
Então, ela perguntou humildemente:

– O que isto significa, pai?

Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, que era a água fervendo, mas que cada um reagiu de maneira diferente.

A cenoura entrou forte, firme e inflexível. Mas, depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amoleceu e se tornou frágil. Os ovos eram frágeis. Sua casca fina protegia o líquido interior. Mas depois de serem colocados na água fervendo, seu interior se tornou rígido e mais resistente. Já o pó de café, ao ser posto na água fervente, transformou-se completamente.

– Qual deles é você? - ele perguntou à sua filha.

Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

******

E eu repasso essa mesma pergunta a vocês: quando a dificuldade chega, o que você faz? Perde sua firmeza, igual à cenoura, tona-se mais forte, igual ao ovo, ou se transforma, dando o melhor de si, como o pó de café?

A verdade é que todos nós passamos por dificuldades. O próprio Cristo já havia nos alertado: “no mundo tereis aflições” (João 16:33). Só que depois ele fala: “mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Gosto sempre de lembrar que mar calmo não faz bons navegadores. Os melhores são forjados em meio a tempestuosas águas.

E quando os problemas vierem, que sirvam para nos deixar mais fortes e possibilitar que o melhor de nós seja extraído.

Que Deus possa renovar as suas forças. Pedir a Deus somente a sabedoria necessária para enfrentarmos os problemas do dia a dia, é o pedido que fará a diferença em nossas vidas!!!
Para reflexão !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Um dia a gente aprende

Atribuido a W illiam Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la. Aprende que f