No Livro Magia para a Era de Aquário de Marian Green, ela revela que o I Ching, o Livro das Mutações, afirma que "mudança é magia, e magia é a arte de fazer mudanças."
O Dr. Ivan Misner, renomado escritor e fundador de uma grande organização que vem mudando o mundo dos negócios, afirma que voce pode mudar o seu mundo, simplesmente mudando a lente com que voce olha para a vida, e que a maneira como você olha paras as coisas afeta os acontecimentos de sua vida.
Mas não estamos falando daquelas mudanças súbitas que a maioria das pessoas buscam, como um remédio milagroso para situações difíceis, ou uma cirurgia que promete uma nova vida, mas da transformação silenciosa e constante como nos ensina Pitágoras, nos Versos Áureos, lembrando como opera a natureza.
"Verás que a Natureza – O Céu há de mostrar-te –
É em tudo semelhante e a mesma em toda parte.
"Instrui-te com vagar, aprende com paciência,
Do tempo e da Constância é que vem a sapiência.. "
Mudar é fácil, basta agir, seguindo um impulso de insatisfação ou buscar suprir uma necessidade, colocando energia nas coisas. Energia é uma força em movimento. Já a força, é um acúmulo, ou armazenamento de um potencial ou recursos, fazendo surgir uma diferença entre polaridades, ou como é chamado na física, uma diferença de potencial.
O Potencial é a capacidade de uma força em repouso de realizar um trabalho quando colocada em movimento.
Para fazermos uma analogia, em eletricidade a força seria a voltagem, gerada pelo acúmulo de elétrons em um polo da bateria. A energia é a corrente elétrica se movendo de um polo ao outro através de meio condutor, que produz um trabalho. Este trabalho pode ser acender uma lâmpada, girar um motor, ou simplesmente gerar calor.
O meio condutor sempre oferece alguma resistência a passagem da energia, o que exige um determinado tempo para realizar um trabalho.
No campo humano, a força pode ser o acúmulo de recursos materiais, de conhecimento, uma grande necessidade, um grande desejo, ou mesmo uma grande dificuldade.
O objeto do desejo representa o polo oposto desta bateria e para realizá-lo precisamos percorrer um caminho.
Mesmo havendo um potencial, podemos deixar de agir, estagnando a força, que aos poucos poderá se esgotar.
Por outro lado, se aplicarmos força demasiada, poderemos até obstruir o caminho ou esgotar a força sem alcançar os objetivos, como acontece quando uma corrente muito elevada rompe o fio elétrico, interrompendo o fluxo de energia.
Geralmente o caminho inclui as pessoas que precisamos para alcançar nossos sonhos, mas elas oferecem resistência, porque muitas vezes não tem a nossa visão nem os nossos recursos, ou simplesmente não tem motivos para agir.
Portanto, se o nosso sonho é grandioso o bastante, precisamos aprender a construí-lo junto com as pessoas, despertando, ensinando, reunindo e transformando.
E como a natureza nos ensina, é preciso que a semente seja forte, que o solo seja fertilizado e irrigado, que a plantinha seja cuidada e protegida das pragas, até que se torne forte o bastante para gerar seus próprios frutos e suas próprias sementes.
É assim que fazem os Mestres.
Eles trabalham silenciosamente inspirando sementes nos corações das pessoas, construindo caminhos e ajudando aos poucos a transformar o mundo, a partir de uma Visão ou missão que precisa ser construída em um longo prazo. Para isso buscam pessoas dispostas ao trabalho persistente para ajudarem a mudar aquela realidade. Estas pessoas são como as sementes, bem escolhidas, que precisam ser cultivadas e cuidadas.
Mas as sementes humanas tem vontade própria e visão curta, e lutam contra seus próprios problemas e dificuldades e muitas vezes não alcançam a visão do mestre, e as oportunidades que eles oferecem. Outras vezes se rebelam e se desviam do grandioso trabalho, como lembra mais uma vez Pitágoras em seus versos de ouro.
"Adeptos o Erro os tem, como a verdade bela;
O sábio adverte austero, ou aconselha amigo;
Mas, se o erro vil domina – Ele recua, e vela... "
Então mais uma vez o mestre nos orienta:
Se os males que o destino acarreta à porfia,
Nem podes mitigar – não blasfeme o teu lábio;
Suporta-os com prudência e nos Deuses confia,
Que aos Deuses praz valer ao que usa como Sábio;
Dominar as paixões é dom que te pertence:
Tuas loucas paixões subjuga e doma e vence.
A grande Obra de magia que podemos realizar é transformar a nós mesmos.
Toda realização grandiosa é fruto de um grande Ideal, uma vontade constantemente revitalizada, uma rotina de trabalho persistente, e a orientação constante de um Mestre ou Inspirador.
A partir do momento que se passe a perguntar:
"Quem sou eu?
Pra onde vou?
Para que tudo isto?"
É sinal que começou a derradeira procura que, pode nos levar em busca de conhecimento, e que em determinado ponto, talvez seja o início da nossa busca do Santo Graal.
Mas paradoxalmente, o Construir a si mesmo é feito através de nossas realizações materiais, e não apenas pelos nossos estudos e reflexões.
O Conhecimento se torna uma força acumulada e nos dá um potencial de realização.
Mas somente quando submetido as dificuldades e resistências, vencendo os obstáculos e buscando nos conselhos do mestre inspiração para construir seu próprio caminho, é que a energia é colocada em movimento e o trabalho de transformação é feito.
Assim a magia acontece, e aos poucos a mudança externa produz a transformação interior.
Harmonia, Amor, Verdade e Justiça são Forças do Bem. Poder é a habilidade de usar uma força para criar um resultado.
Para alcançar estes poderes precisamos exercitar estas atitudes e incorporar aos poucos estas forças dentro de nós para que sejamos mais plenos e sábios.
Teremos poder de expressar e criar harmonia em meio as diferenças, conflitos e oposições.
Poder de expressar o amor, mesmo em meio a discordância ou diante dos oponentes e pessoas com pouco amor a oferecer.
Poder de Investigar e expressar a verdade mais cristalina fugindo os enganos.
Poder de expressar e restabelecer a justiça plena em todas situações da vida.
A medida que passamos a aplicar estas habilidades reunidas, maior se torna a nossa capacidade de transformar a nossa vida e o mundo em que vivemos com serenidade, amor, sabedoria e firmeza.
Então, como disse Pitágoras em seus versos,
"Sob o influxo, as obras que empreenderes
Terminarás em paz, fugindo o engano rude.
E, perscrutando a essência aos diferentes seres,
Tu o princípio e o fim conhecerás de tudo.
Texto inspirado na Obra de Gilberto Gonçalves "Curso de Ocultismo"
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe