Pular para o conteúdo principal

OVOS DE CUCO

 


O CAIBALION nos diz em seu setimo principio "O Gênero está em tudo; tudo tem os seus Princípios Masculino e Feminino; o Gênero se manifesta em todos os planos." 

A palavra Gênero é derivada da raiz latina que significa gerar, procriar, produzir. Portanto, palavra Genero tem um significado mais extenso e mais geral que o termo Sexo.  O sexo é simplesmente uma manifestação do Gênero em certo plano.

O Princípio de Gênero afirma que os Princípios Masculino e Feminino estão sempre presentes,  e em ação em todas as fases dos fenômenos e todos os planos da vida.  Não se deve jamais confundir masculino com Homem e feminino com Mulher pois ambos possuem dentro de si igualmente os dois princípios.

Como seria então o gênero masculino e feminino na mente ?

A mente tem um lado masculino que é a sua parte objetiva e um lado feminino que á sua natureza subjetiva. 

Uma ideia é também sexuada, tem um lado masculino e um lado feminino.  Ou seja, Tem pai e mae.

A tendência do Princípio Feminino é sempre em receber impressões, ao passo que a tendência do Princípio Masculino é sempre exprimi-Ias. 

O Princípio Feminino tem um campo de operação muito mais variado que o Princípio Masculino. Ele desenvolve a obra da geração de pensamentos, conceitos, idéias, incluindo a imaginação. 

Já o Princípio Masculino é obra da Vontade, nas suas várias fases. 

Sem o auxílio ativo da vontade, o Princípio Feminino fica livre para a fertilização de imagens mentais que são geralmente impressões recebidas de fora, em vez de produzir criações mentais originais. 

A mente Masculina  Gera a ideia primordial como uma  semente que fecunda  a mente feminina, que a partir daí desdobra, desenvolve e multiplica a ideia original até que se transforme em uma ação.

A maioria das pessoas empregam realmente muito pouco a Mente Masculina, e desenvolvem os pensamentos e as idéias implantadas pelo Ego das outras mentes. 

Somente as pessoas que prestam uma contínua atenção a um assunto empregam ativamente ambos os Princípios Mentais: A Fertilidade na geração mental, e a Vontade na estimulação, correção e fortificação da ideia, formando assim um circulo Virtuoso.

Muitas de nossas ideias, talvez a maioria delas, foram implantadas em nossa mente e lhe demos vida.  Sem perceber nos tornamos suas mães e as consideramos como nossos filhos mentais.  A grande maioria da Humanidade multiplica a ideias de terceiros como suas, e por isso é facilmente manipulada.

Utiliza-se o exemplo de uma avezinha muito conhecida para explicar como issso funciona.  O  cuco é uma ave muito sorrateira que tem um estratégia interessante para se multiplicar. Ele pousa no ninho de um passarinho  que colocou lá os seus ovos, e quando ele saiu para buscar comida atira fora todos os ovos,  e poe lá os seus proprios ovos. Então quando a ave retorna poe-se a chocar os ovos do cuco pensando que são os seus, e quando os filhotinhos nascem ela os cria como seus filhos. 

Foi ela quem chocou os ovos e viu os filhotinhos nascer e crescer  e portanto acredita que ela é  a mãe dos passarinhos, mesmo que esquisitos e diferentes e se identifica com eles como seus filhos.

O Mesmo acontece com a maioria de nós. Recebemos ideias que fecundam nossa mente e lhes damos vida, cuidamos, desenvolvemos e acreditamos que são nossas proprias ideias e na maioria das vezes nem sabemos de onde vieram.

Muitos poucos são semeadores de ideias originais. Estes poucos são os que bebem na fonte do conhecimento e  fecundam as suas proprias mentes e as mentes alheias. Ou ainda aqueles que desdobram e refletem sobre o conhecimento recebido e produzem novas ideias originais a partir deles.

E nós nos identificamos tão fortemente com as ideias que nutrimos que nos reconhecemos através delas, de tal forma que podemos dizer que aqueles plantaram tais ideias em nossas mentes são de certa forma nossos pais mentais.   E tambem podemos dizer que aqueles que desenvolveram nossas ideias e guardam uma relação conosco são de certa forma nossos filhos mentais.

Entao eu ouso perguntar : Quem são seus pais ?  Quem voce segue, quem voce copia, quem voce admira e nutre suas ideias?

São mestres inspirados, com ideias originais, ou simplesmente tolos propagando ideias de terceiros que eles mesmos não compreendem?

Diz-se que um Homem que morde uma semente de mostarda uma unica vez na vida, sabe mais de mostarda que um camelo que passa a vida carregando mostarda.

Voce morde suas ideias?  Mastiga elas, digere, rumina, até extrair o seu suco?  Voce cria algo seu particular, a  partir destas ideias recebidas, ou simplesmente passa adiante e compartilha sem conter nada seu...

Parece que quando damos atenção as ideias, exercemos sobre elas algum dominio e as modificamos de alguma forma, impregnando um pouco de nós mesmo nelas. Ai elas voltam a se multiplicar e novamente atuamos sobre elas e as modificamos novamente.  É como se fosse um processo de depuração com a alternancia do plano das ideias confrontado com a realidade pratica e objetiva.  Assim acontece um bailado constante entre o subjetivo e o objetivo.

Qual a origem de suas ideias. Do mundo material, de suas emoções, dos seus medos, das conversas com os amigos?

Ou de suas inspirações mais intimas e de suas proprias reflexoes sobre elas ?
Com quem voce se conecta frequentemente, quem são seus inspiradores...

Tudo em nossa volta são semeadores em nossa mente. Sons, palavras, imagens, gestos...
Despertam algo em nosso interior.  O poder Criativo ou o desejo de Algo. Mechem com nossas crenças, nossos medos e nossa imaginação.  

A menos que a vontade esteja vigilante como um Pai poderoso, seremos presas fáceis destas imagens que invadem nossa mente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja