Pular para o conteúdo principal

Oito Passos para a Iluminacao


Helenildes Alcantara 


Ao contrário do que muitos de nós possa pensar, o sofrimento não é uma ação punitiva que a divindade nos impõe quando cometemos algum erro.

O sofrimento é um mecanismo de educação e reeducação para todos os que se desviam da rota. Para todos os que se desviaram da linha de harmonia, desrespeitando as Leis Divinas.

E o sofrimento estará na nossa vida enquanto for necessária nossa depuração.

E para que essa depuração aconteça, não há força maior que a do Amor colocado em prática, para nos ajudar no caminho da nossa iluminação.

Mas, como colocar no nosso dia a dia esta poderosa força?

Buda ensinava que podemos alcançar o caminho da Iluminação em 8 passos:

1º. Passo: CRER RETAMENTE
v  É direcionar o pensamento de forma positiva e edificante, de modo a dar ao indivíduo uma visão otimista da vida.
v  Crer retamente é saber esperar. É não se perturbar, mesmo quando as circunstancias parecem conspirar contra, ocasionando confusão à realização de nossos objetivos.          
CRER RETAMENTE CONDUZ A ...

2º. Passo: QUERER RETAMENTE
v  É ter objetivos que sejam compatíveis com a sua crença.
v  O Querer equivocado é uma das maiores causas do sofrimento humano, porque frequentemente nos iludimos com as nossas escolhas. Desejando o dispensável, o transitório, em detrimento do essencial, do permanente.
v  Quando não desejamos com retidão, nos comprometemos moral e espiritualmente.
QUANDO CREMOS E QUEREMOS RETAMENTE, ALCANÇAMOS O ...

3º. Passo: FALAR RETAMENTE
v  As palavras exteriorizam o que está cheio o coração.
v  Hoje em dia, fala-se por falar; fala-se para dissimular as emoções e até com objetivos sórdidos e prejudiciais.
v  Falar retamente é falar com discrição, é saber quando e como falar, de modo a não causar constrangimento.
v  As más palavras entorpecem os sentimentos, deformam a conduta e matam os ideais de nobreza.
v  As boas palavras enrijecem o caráter, dulcificam o coração e iluminam a vida.

4º. Passo: AGIR RETAMENTE
v  Aquele que crê, quer e fala retamente sentirá uma vibração de saúde e paz, de modo a alterar seu comportamento, o que o fará a agir com retidão.
v  O mundo progrediu graças àqueles que agiram com retidão.
v  Jesus, com seus exemplos, mudou o mundo.

5º. Passo: VIVER RETAMENTE
v  Quem age retamente, vive retamente. O modo de agir passa a ser o seu modo de viver.
v  Gandhi não apenas recomendava a igualdade racial e a igualdade de deveres e direitos.
v  Ele vivenciava aquilo que preconizava. Tanto que acolhia em seu Ashram (granja comunitária) os párias hindus (os chamados de classe inferior), que eram renegados pela sociedade.

6º. Passo: ESFORÇAR-SE RETAMENTE
v  Todos os passos anteriores (CRER, QUERER, FALAR, AGIR e VIVER RETAMENTE) dependem de um esforço reto, ou seja, de disciplina.
v  A disciplina é uma força que depende da vontade.
v  Esforçar-se retamente é saber aplicar a capacidade dos seus recursos a fim de alcançar o que almejou.

7º. Passo: PENSAR RETAMENTE
v  Pensar retamente faculta harmonia psicológica e sintonia com os Benfeitores da Humanidade.
v  Quem pensa retamente encontra-se consigo mesmo, com o seu próximo e com Deus.
O HÁBITO DE PENSAR RETAMENTE CONDUZ À ETAPA FINAL, QUE É ...

8º. Passo: MEDITAR RETAMENTE
v  É o estado de quietação mental.
v  É aplicar a concentração na busca de Deus, interiormente, com determinação e constância.
v  A meditação nos permite atingir o fluxo divino e conhecer Deus, senti-Lo e alimentar-se de Sua Energia.


QUEM MEDITA RETAMENTE, CRÊ, QUER, FALA, AGE, VIVE, ESFORÇA-SE E PENSA COM RETIDÃO E DESTA FORMA, ILUMINADO, LIBERTA-SE, POR FIM, DO SOFRIMENTO.


Helenildes Alcantara 




Se você gostou deste texto, fique a vontade para compartilhar, comentar  e recomendar nosso Blog. 

Visite também  www.leveconsciencia.com.br

Somos uma Escola que propaga as boas ideias e busca o Despertar da Consciência, ajudando a tornar as pessoas criadores de novas realidades. 

Nossa sede é na Rua Campos Sales, 38,  Tijuca Rio de Janeiro. Temos palestras públicas toda segunda feira as 19hs.


Comentários

  1. Maravilhoso, Helenildes,

    Simples claro e bem explicado. Parabéns pela sua iniciativa e pela sua capacidade de transmitir conhecimentos com sensibilidade e clareza. Estes oito passos são uma outra forma de fortalecer a importância da disciplina e dedicação necessárias para alcançar algum resultado no caminho espiritual. A pratica tem demonstrado que não adianta seguir muitos caminhos, fazer muitas coisas, ler muitos livros, se não for possível exercitar um passo de cada vez e subir aos poucos os degraus do conhecimento interior.

    parabéns !

    abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente,João. É preciso focar, ainda que a escolha entre dois caminhos seja difícil, é necessário que nos dediquemos a um só, para que seja mais efetivo e real.

      Excluir
  2. Muito bom! Parabéns pela forma didática, me fez sentir bem e motivada a seguir os oito passos do Buda! Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, eu amo os ensinamentos orientais. E a simplicidade é a minha maior busca. Um dia quero ser simples. BJs

      Excluir
  3. Muito boa a sua abordagem. Parabéns por esse importante passo na sua trajetória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bruno. Começamos juntos nesta jornada, mas cada um já traz um saber próprio. Um tempo. Um caminho. Abraço.

      Excluir
  4. lindo ! perfeito, e real. Gostei imensamente dessa apresentação , a tranquilidade e a leveza durante todo o tempo. ao transmitir os passos de Buda voce trouxe a firmeza e brandura que precisamos para nos manter nesta reta caminhada. simples ,e profundo, verdadeira aula. gratidão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida. Agradeço a você, que me incentivou nesta jornada. A tranquilidade e leveza que você percebeu certamente não eram minhas... bjs e obrigada.

      Excluir

Postar um comentário

Gostou do texto?
Comente e compartilhe

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

A vida é uma dança

Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa… nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também.  É a dança da vida… dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência. Não se apavore com as doenças… elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas… Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, só falta a vontade de servir a Deus servindo aos homens. Não diga que as pessoas são difíceis e que convivência entre seres humanos