Existem dois personagens muito interessantes que de alguma forma interferem ou influenciam a vida das pessoas. Um deles é o critico e o outro o construtor ou arquiteto. Mas existe uma diferença fundamental entre eles, pois enquanto o crítico é capaz de apontar com detalhes as falhas alheias, o construtor é aquele que não apenas enxerga o problema, mas também está disposto a ajudar a construir uma nova realidade.
O crítico é o dedo que aponta para todos como um julgador implacável, gerando incomodo, desconforto e aborrecimento, que na maioria das vezes provoca reações desagradáveis nas pessoas. Ele não está interessado em colaborar com a solução, muito pelo contrário faz parte do problema porque com suas criticas aumenta a tensão. Ele não acredita que as pessoas possam modificar suas atitudes e simplesmente se torna um opositor ferrenho e chato.
O construtor observa as falhas alheias, mas entende que as pessoas vão precisar de tempo e muito esforço para mudar e ele está disposto a ajuda-las assim que elas estiverem prontas para isso. O construtor sabe que é preciso um longo caminho para transformar alguma coisa colocando pedra sobre pedra, degrau por degrau até que a obra ganhe nova forma. Não adianta dar marretadas e derrubar o que existe sem que tenha um plano ou um projeto de construção. Então este mestre experiente na vida estará sempre disposto a ajudar aqueles que de fato estão dispostos a fazer esta transformação e lhe pedem ajuda.
O crítico é o dono da verdade e tem solução para tudo e para todos, acreditando que sabe a forma certa de fazer, e se as pessoas não fazem segundo sua crença e seus valores elas simplesmente as descarta e se poe a criticar. Ele não respeita o direito que todos herdaram do Grande Arquiteto de construírem suas próprias vidas seguindo seus próprios caminhos, mesmo que a custa de erros e fracassos até que por si mesmas possam compreender a verdade e a justiça.
O construtor pelo contrario, é um facilitador para aqueles que com ele convivem. Ele está sempre mostrando o caminho através do seu exemplo e da sua simplicidade, tratando com carinho e cuidado aqueles que insistem em permanecer no erro, mas jamais lhes apontando as falhas de forma contundente. É como se ele dissesse para as pessoas em silencio. - Na hora que você precisar eu estarei aqui para lhe mostrar como eu fiz, e que deu certo para mim.
Mas na verdade o problema dos críticos é que eles tem grande medo da crítica, pois eles mesmos ainda não experimentaram o remédio que recomendam e não sabem como resolver seus próprios problemas. No fundo eles são os maiores críticos de si mesmos e como não reconhecem suas próprias fraquezas, vestem este personagem para consertar o mundo sem saber que o que precisam mesmo é consertar a si mesmos.
Um dia o critico também encontrará o arquiteto e se renderá a sua suave maneira de ensinar o caminho. Mas para isso ele precisa primeiro encontrar sua própria sombra... E isto é muito doloroso para para qualquer um, descobrir que aquilo que ele vê com tanta facilidade nos outros existe e
persiste dentre dele mesmo..
Mas todo arquiteto é paciente, doce e tolerante pois ele um dia também foi um crítico.
Então, qual destes você prefere ser ?
Saiba que ser um arquiteto ou construtor, embora seja compensador, dá muito trabalho, pois é um caminho muito estreito e sofrido, mas que leva você a se tornar a transformação que você quer ver no mundo.
Que tal começar agora ?
Se voce gostou do texto vai gostar deste também:
CENAS DO COTIDIANO - Um personagem que conhecemos, seja real ou não, pode ser mesmo de uma novela, ou de um livro, um vizinho ou uma amiga, ao desempenhar o seu papel diante de nós, pode nos influenciar . Ele pode parecer apenas uma figura externa, mas aos poucos pode ganhar vida própria também dentro de nós...
Se gostou do texto fique a vontade para deixar seu comentário.
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe