A Magna Obra Esotérica no Mundo segue um plano estabelecido pelas Altas Esferas. Os Mestres da Sabedoria inspiraram e induziram Antônio Olívio Rodrigues a realizar e concretizar esse Grande Ideal.
Com a compreensão e o apoio das mentes mais abertas, pouco a pouco Antônio Olívio Rodrigues conseguiu desbravar o terreno, e avançar cada vez mais, conseguindo iluminar as mentes de muitos homens de nosso país e até mesmo no exterior, clareando-lhes os corpos magnéticos, para poderem sentir a ação subjetiva desse mundo real e maravilhoso.
Por toda parte essa generosa sementeira se espalhou, de forma indiscriminada e bem-sucedida, evoluindo pela sua persistência, chegando a se multiplicar aos milhares.
Essa flama poderosa, erguida há 94 anos, iluminou o caminho de muitas almas necessitadas, permitindo que se aproximassem, despertando em todos o verdadeiro esoterismo.
Com esse trabalho pioneiro de conhecimento, surgiram e se multiplicaram vários imitadores, que também passaram supostamente a se denominar, escolas esotéricas, com variantes pessoais, servindo às peculiaridades individuais de cada um.
Aos pioneiros cabem os louvores, Antônio Olívio Rodrigues em São Paulo, com o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, e no Rio de Janeiro, Gerson Paula Lima, com o Tattwa Nirmanakaia , solidários ao mesmo ideal.
A tarefa por eles iniciada nunca cessou, nem poderá cessar, porque não tem um aspecto meramente intelectual, como alguns poderiam supor. Tem um principal objetivo, que precisa ser sempre mantido, que é o de promover o despertar das faculdades latentes, com a comunhão de pensamentos sintonizados nos Princípios de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça.
A perfeição da unidade auxilia o Todo. Se cada indivíduo se esmerar em se aperfeiçoar, estará colaborando com a Vontade Divina, que visa ao aperfeiçoamento de todos os seres e de todos os mundos.
Cada indivíduo que se aprimora no trabalho construtivo, faz refletir seu aprimoramento nos
outros, multiplicando de forma acelerada e coletiva, em progressão geométrica, redundando em etapas de melhoria crescente, que se reflete em torno de si, na família, nas atividades profissionais, no grupo social, nas cidades, nos estados, no país e no mundo.
A comunhão de pensamentos positivos, em torno do mesmo Ideal, é um alimento espiritual imprescindível "No Universo não há força comparável com a potência das mentes reunidas num só propósito", como assinala Prentice Mulford.
O pensamento positivo é uma força viva, dinâmica, e quando nos congregamos na Chave de Harmonia, não é só o nosso pensamento, mas as forças vitais, as forças cósmicas, as forças da Egrégora, as forças Espirituais de Alta transcendência, que comungam neste Ideal e com elas partilhamos.
Todo o nosso ser, todos os nossos veículos recebem a nutrição de que carecem, recebendo energias suplementares, em reciprocidade à sinceridade com que ofertamos os nossos bons pensamentos. Cada indivíduo que se aprimora na técnica reeducativa, leva sua sadia cooperação mental e espiritual para os que estão a sua volta, alcançando todo o grupo e toda a coletividade. E o trabalho de cada um, como ser espiritual.
A técnica de instruir, de conduzir a realização, que em nosso Tattwa denominamos Aulas Ree-ducativas, é uma forma simples, mas o resultado final é a união com Deus, a realização espiritual do Eu Superior, o reencontro e a manifestação do Eu Supermental.
Pelos ensinos do Círculo, o educando centra sua vida no espírito, e não no mundo físico, emocional ou mental. Aprende que esses mundos são meramente um campo de serviço, e que a sua consciência tem que permanecer centralizada no espírito. E, uma vez centrado no espírito, trabalha com o grupo, ficando mais sensível ao plano que se comprometeu a colaborar.
Acentua-se a compreensão das Forças Superiores e da Hierarquia Espiritual, que rege a vida de nosso Planeta, compreendendo dessa forma a natureza divina, passando a obedecer a vontade de Deus.
Aprende a despertar sua própria natureza, e seus centros se convertem em fontes vitais de poder espiritual, pela correta sintonia com Deus.
Descobre a solução de seus problemas, pela sua mente aberta, alerta e desperta, aprendendo a avaliar as idéias novas, sem fanatismo, para progredir na Senda.
Aprende a relação existente entre o Plano Espiritual, Astral e Físico, para que pelo seu esforço possa se conhecer e poder entrar em contato com o Plano Invisível, atuando conscientemente como Eu Superior e não como personalidade ativa.
Ensina-se o poder do pensamento e que a saúde, o bem-estar, o sucesso, são consequências, obtidos pela permanência dos pensamentos positivos em sua mente, e que esses resultados serão multiplicados pelo grupo que mantém e alimenta esses pensamentos positivos de forma pura e permanente.
Mas, para que isso aconteça, é necessário que cada componente do grupo aprenda a controlar os pensamentos e nutrir atitudes mentais criadoras.
Na proporção que cada indivíduo alcança esse equilíbrio interior, cresce sua capacidade de pensar e decidir, aprendendo a pensar em função do grupo a que está sintonizado e magneticamente ligado.
As religiões estão em frenética competição, para satisfazer os anseios de seus fiéis, na busca de uma explicação satisfatória ou um ponto de apoio.
A filosofia esotérica, com sua tradição de milhares de anos, está nesse embate, e não pode recuar nem se deixar confundir; por isso, precisamos conservar sempre pura e elevar bem alto o estandarte que foi erguido por Antônio Olívio Rodrigues, que é o puro esoterismo.
Nós, Presidentes de Tattwas, precisamos balizar com firmeza o itinerário, observando se estamos agindo de acordo com o Ideal de nosso saudoso Mestre, não admitindo práticas diversas, alheias e não-recomendadas pela nossa Augusta Ordem.
Todos os Tattwas têm que respeitar, definir e seguir com absoluta clareza o Ideal desfraldado por nosso Mestre, repetindo, repetindo, até ficar bem conscientizado, como norma definida de conduta, o ensino teórico e prático.
A Hierarquia Esotérica é um sistema universal da Inteligência Dirigente, em escala ascendente, que dirige as organizações participantes dos trabalhos da Mente Cósmica.
Na metodologia esotérica, ninguém é subjugado, nem obedece cegamente, mas na proporção que a mente se ilumina, seguindo atos voluntários e conscientes, se adapta ao comando dessa Hierarquia invisível, que é real e efetiva.
Lourenço Prado nos ensina: "Tudo requer ordem, método e boa orientação, porém os trabalhos esotéricos o exigem em maior intensidade, pela delicadeza e alto potencial das forças que entram em jogo."
Aproveitemos este encontro festivo para unificar os conceitos de nossa Augusta Ordem, para que ela possa crescer cada vez mais, e atingir a milhões de mentes carentes de orientação, esclarecimento, amparo e estímulo, e possam vir a alcançar estágios de vida superior de Progresso, Harmonia, Paz e Felicidade.
Hoje, data aniversária de nossa Augusta Ordem, rendamos culto e homenagem aos
Veneráveis Mestres pioneiros, saudando-os carinhosamente, e aos atuais dirigentes, na pessoa do Sr. Dirceu Pinheiro, rogando aos Mestres que os iluminem, amparem e guiem nessa Magna Obra, para que possam prosseguir no mesmo labor de manter a flama e propagar o sacro Ideal de Harmonia, Amor, Verdade e Justiça.
Revista do Pensamento outubro 2003
Ronaldo Eduardo Nobre Pombo
Ex Presidente-Delegado - Tattwa Nirmanakala - RJ
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe