Pular para o conteúdo principal

A dualidade onda-particula

 

A Dualidade onda-particula

O que esse assunto tem a ver com espiritualidade?

O que física, partículas e ondas podem nos ensinar sobre nossas vidas ? 

Primeiramente precisamos nos perguntar o que é uma partícula e o que é uma onda.

Uma partícula tem peso, massa, pode ser medida, ocupa um lugar no espaço e nos lembra a racionalidade da mente humana.

Já uma onda não tem corpo, não existe fisicamente. Ela é apenas uma vibração que se propaga através de um meio, e lembra os nossos sentimentos.

Uma partícula é sempre individual, separativa e uma onda é algo aglutinador, coletivo, sistêmico. 

O estado racional nos leva a buscar entender, explicar, comparar e decidir o melhor baseado na inteligência.

Já o estado emotivo é não analítico. A partir de um estímulo externo ou interno, somos levados por um sentimento, que como uma onda vai crescendo e se expandindo e tomando toda o nosso corpo e nossa mente e quando vemos estamos vibrando naquela frequência.

No sábado de manhã, fui parar acidentalmente no meio do Campeonato de Surf de Saquarema e me senti como naqueles filmes da série Star Wars, quando os alienígenas se encontravam nas estações de embarque. Pessoas com roupas estranhas, cabelos de todas as cores e diferentes cortes, jeitos e palavreados diferentes dos meus.

Me dei conta que o alienígena ali era eu, de calça jeans, cheio de frio, sapatênis e assustado.

Refleti diante daquela diversidade que tentando ser únicos, criando seu mundo "particular" eles acabaram formando uma grande onda e ficaram muito semelhantes.

Então me dei conta que eu também surfo em minhas ondas, e lá eu sou também um alienígena para a maioria das pessoas. Numerologia, ocultismo, tecnologia, negócios... 

Se não tivermos nossa individualidade não nos reconhecemos, mas acho que se não fizermos parte de uma onda não seremos capazes de nos relacionar com ninguém não é mesmo...

A importância da Consciencia neste processo de Dualidade.

 As vezes a gente quer esAerar um momento certo para agir, estudar a situação, e acaba perdendo a onda.

 Outras vezes a gente se deixa levar por uma forte onda e perde o contato com a realidade tangível e nada cria de valioso.

 A mente desenvolveu uma técnica para desligar das coisas difíceis ou desinteressantes e simplesmente desliga a consciência ou desvia a atenção.  Por exemplo quando estamos conversando e as pessoas dizem coisas que me incomodam simplesmente não ouvimos o que elas dizem... Outras vezes nem pensamos e já vamos embarcando nas suas sugestões e crenças de terceiros e nos deixamos aprisionar na onda delas.

 A gente se desliga para dormir, se desliga diante da dor e sofrimento, se desliga do mundo para entrar em um universo pessoal, se desliga de si mesmo entrando na onda do grupo e se deixando levar...

 Sobra muito pouco tempo de consciência plena.

 Como disse Hisenberg, estes dois estados nunca se manifestam simultaneamente, mas sim de forma alternada. São como a noite e o dia, a lua e o sol. O coração e a razão precisam se alternar para que possamos manter nossa condição humana.

 Mas existe um ponto quase nulo em que ambos os estados estão presentes, é o momento de transição em que um está nascendo e o outro está morrendo. Como um por do Sol, ou o despertar matinal.

 Se a gente mantiver a consciência ativa, esta é uma excelente oportunidade para ver além da dualidade e dar um salto de consciência.

 A importancia dos Relacionamentos.

Parece que somos frutos dos nossos Relacionamentos.  Somos o relacionamento da Consciencia com a onda e Partícula,  Somos o relacionamento com a grande onda que é a vida do Universo.

Participamos de muitas outras ondas com as quais estamos sintonizados.

E podemos também criar nossas próprias ondas a partir de nossas atitudes Pioneiras.

Se não vibrarmos, seremos apenas uma massa física inerte.  Apenas Uma Partícula.

Mas ao Vibrar e se propagar nos tornamos parte da vida das pessoas e do Universo.

O Universo é esta vibração permanente que preenche todos os espaços.

A matéria física é apenas seu veículo de propagação, mas sua essência é vibração.

Precisamos uns dos outros para propagar nossa vibração e o relacionamento interpessoal ou em grupo é a chave.

Vibramos pelo tom e qualidade de nossas palavras, pelo jeito que fazemos as coisas, pela paixão de entregamos ao que fazemos.

Vibramos quando a consciência está presente impregnando a matéria.

Quando Razão e emoção estão juntas, cada uma no seu tempo se intercalando.

Uma constrói e a outra propaga. 

Assim, contagiamos aqueles com quem nos relacionamos, e podemos contagiar também outros pelo efeito cascata.  E isso vale para boas e más vibrações. 

Se quando vibramos e guardamos para nós, não criamos uma onda, e por mais que seja um momento feliz aquela chama pode se apagar sem se propagar.

Mas se voce acreditar muito na sua paixão e for capaz de se unir a pessoas que abracem suas ideias para ajudá-lo a torná-la realidade então pode criar sua própria onda e fazer a diferença no universo.

Da mesma forma, também pode aderir a uma corrente já existente e ajudar a fortalecê-la com sua paixão ligando seu coração ao coração de todos que dela se integram, tornando-se uno com eles.

Pensando bem, acho que esta é a grande diferença de nós para os elétrons e dos demais seres, porque podemos escolher em que onda queremos surfar e ainda podemos criar nossa própria onda. 

Não seja inerte por favor,  seja a transformação que voce quer no mundo,  Vibre, ame, realize e se entusiasme sempre com a grandiosidade da vida.

 

Veja também :  O principio da Indeterminação

https://www.escoladopensamento.org.br/2021/11/indeterminacao.html

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped