Pular para o conteúdo principal

CURSO DE OCULTISMO – A POLARIDADE


O Caibalion, obra já utilizada por diversas vezes, afirma que o Princípio de Polaridade contém a verdade e que todas as coisas manifestadas têm dois lados, dois aspectos, dois polos opostos, com muitos graus de diferença entre os dois extremos. 

Podemos, também, afirmar que: Tudo existe e não existe ao mesmo tempo, todas as verdades são meias-verdades, todas as verdades são meio falsas, há dois lados em tudo, todo verso tem o seu reverso, e por aí afora. 

Os Ensinamentos herméticos afirmam que a diferença entre as coisas que se parecem diametralmente opostas é simplesmente uma questão de graus. Eles ensinam que os pares de opostos podem ser reconciliados, com o perfeito conhecimento do Princípio de Polaridade. 
    
Espírito e Matéria são simplesmente dois polos da mesma coisa, sendo os planos intermediários simplesmente graus de vibração. O Todo e o Muito são a mesma coisa, a diferença está apenas no grau de manifestação mental. Assim, também, a LEI e as Leis são dois polos da mesma verdade. Assim como, o PRINCÍPIO e os Princípios, a Mente Infinita e a mente finita. 

 Passando ao Plano Físico, podemos afirmar que o Calor e o Frio são idênticos em natureza, a diferença está numa questão de graus. O polo mais baixo do termômetro chamamos de frio e o mais alto de calor. Entre ambos, existem muitos graus de calor e frio, em que ora um, ora outro, será considerado mais frio e mais calor. Não há demarcação absoluta, tudo é uma questão de graus. 

A Luz e a Escuridão são polos da mesma coisa, com muitos graus separando-as. A escala musical é a mesma coisa, a diferença entre as cordas de um instrumento vibrando são apenas diversos graus entre os dois extremos. A escala das cores são exemplos semelhantes a todos os demais, pois as diferenças estão entre as vibrações mais altas e mais baixas, entre o violeta superior e o vermelho inferior.

O Bem e o Mal não são absolutos, mas diferenças entre dois extremos, em que chamamos um deles de Bem e o outro de Mal. Assim é no Plano Mental, quando comparamos o Amor e o Ódio, julgando-os sentimentos separados, quando são iguais, com graus diferentes dentro de uma mesma escala. Podemos encontrar num extremo mais amor e menos ódio enquanto subimos a escala; e mais ódio e menos amor, enquanto descemos. 

Este detalhe sobre o Amor e o Ódio é de grande importância para a humanidade que trata como amorosas, muitas questões e situações que não têm relação com o Amor, o mesmo ocorrendo com questões relacionadas ao Ódio. Porém, quem muito ama, mesmo assim, pode ter um acesso de ódio, se descer na escala. E isso é bem mais comum que o inverso, ou seja, que aquele que odeia tenha um acesso de amor. Difícil, mas não, impossível. 

O estudioso reconhecerá facilmente que nos estados mentais, bem como no Plano Físico, os dois polos podem ser classificados de Positivo e Negativo. Assim, o Amor é Positivo, em relação ao Ódio, a Coragem para o Medo, e exemplos em que se confrontam o que consideramos bem e mal. A tendência da Natureza é na direção da atividade em que domina o Polo Positivo. 


Esta breve aula pode ter passado ensinamentos que, talvez, muitos percebem, mas, não se dão conta, quando os fatos acontecem. A nossa tendência é tomar partido a favor de um dos lados, sem tentar entender as razões do outro. E, com isso, podemos estar negando a presença das polaridades, sempre oscilando ora para um ora para outro. 

Tudo que está descrito pode parecer óbvio, mas surpreender-nos quando os fatos ocorrem, fazendo-nos indignados, sem percebermos que os graus estão indo e vindo, de um polo ao outro.

Gilberto Gonçalves 

O que precisamos lembrar sempre é que os 7 princípios herméticos são um só princípio e todos se relacionam. Assim não podemos pensar em polaridade sem considerar a Mente, o ritmo, movimento, vibração, gênero, causa e efeito... Tudo é um todo, que visto pela nossa mente fragmentada se divide em opostos.

João Sergio

Comentários

  1. Os polos opostos podem nao ser facilmnete reconciliaveis para algumas pesoas que estão em posições e interesses diferentes.
    Ai entra o conselho : "Nao reaja, Haja"
    Lembrei tambem do Mestre do Karate Kid. "Ficar quieto e nao fazer nada são coisas diferentes"
    Se tivermos paciencia e sabedoria, a ação virá como uma construção de uma nova realidade que vai fazer uma ponte entre as posições opostas e o oponente nem vai perceber a relação causa efeito e a harmonia será mantida...
    O que acham desta visão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do texto?
Comente e compartilhe

Postagens mais visitadas deste blog

Um dia a gente aprende

Atribuido a W illiam Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la. Aprende que f

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr