Pular para o conteúdo principal

CURSO DE OCULTISMO – A POLARIDADE


O Caibalion, obra já utilizada por diversas vezes, afirma que o Princípio de Polaridade contém a verdade e que todas as coisas manifestadas têm dois lados, dois aspectos, dois polos opostos, com muitos graus de diferença entre os dois extremos. 

Podemos, também, afirmar que: Tudo existe e não existe ao mesmo tempo, todas as verdades são meias-verdades, todas as verdades são meio falsas, há dois lados em tudo, todo verso tem o seu reverso, e por aí afora. 

Os Ensinamentos herméticos afirmam que a diferença entre as coisas que se parecem diametralmente opostas é simplesmente uma questão de graus. Eles ensinam que os pares de opostos podem ser reconciliados, com o perfeito conhecimento do Princípio de Polaridade. 
    
Espírito e Matéria são simplesmente dois polos da mesma coisa, sendo os planos intermediários simplesmente graus de vibração. O Todo e o Muito são a mesma coisa, a diferença está apenas no grau de manifestação mental. Assim, também, a LEI e as Leis são dois polos da mesma verdade. Assim como, o PRINCÍPIO e os Princípios, a Mente Infinita e a mente finita. 

 Passando ao Plano Físico, podemos afirmar que o Calor e o Frio são idênticos em natureza, a diferença está numa questão de graus. O polo mais baixo do termômetro chamamos de frio e o mais alto de calor. Entre ambos, existem muitos graus de calor e frio, em que ora um, ora outro, será considerado mais frio e mais calor. Não há demarcação absoluta, tudo é uma questão de graus. 

A Luz e a Escuridão são polos da mesma coisa, com muitos graus separando-as. A escala musical é a mesma coisa, a diferença entre as cordas de um instrumento vibrando são apenas diversos graus entre os dois extremos. A escala das cores são exemplos semelhantes a todos os demais, pois as diferenças estão entre as vibrações mais altas e mais baixas, entre o violeta superior e o vermelho inferior.

O Bem e o Mal não são absolutos, mas diferenças entre dois extremos, em que chamamos um deles de Bem e o outro de Mal. Assim é no Plano Mental, quando comparamos o Amor e o Ódio, julgando-os sentimentos separados, quando são iguais, com graus diferentes dentro de uma mesma escala. Podemos encontrar num extremo mais amor e menos ódio enquanto subimos a escala; e mais ódio e menos amor, enquanto descemos. 

Este detalhe sobre o Amor e o Ódio é de grande importância para a humanidade que trata como amorosas, muitas questões e situações que não têm relação com o Amor, o mesmo ocorrendo com questões relacionadas ao Ódio. Porém, quem muito ama, mesmo assim, pode ter um acesso de ódio, se descer na escala. E isso é bem mais comum que o inverso, ou seja, que aquele que odeia tenha um acesso de amor. Difícil, mas não, impossível. 

O estudioso reconhecerá facilmente que nos estados mentais, bem como no Plano Físico, os dois polos podem ser classificados de Positivo e Negativo. Assim, o Amor é Positivo, em relação ao Ódio, a Coragem para o Medo, e exemplos em que se confrontam o que consideramos bem e mal. A tendência da Natureza é na direção da atividade em que domina o Polo Positivo. 


Esta breve aula pode ter passado ensinamentos que, talvez, muitos percebem, mas, não se dão conta, quando os fatos acontecem. A nossa tendência é tomar partido a favor de um dos lados, sem tentar entender as razões do outro. E, com isso, podemos estar negando a presença das polaridades, sempre oscilando ora para um ora para outro. 

Tudo que está descrito pode parecer óbvio, mas surpreender-nos quando os fatos ocorrem, fazendo-nos indignados, sem percebermos que os graus estão indo e vindo, de um polo ao outro.

Gilberto Gonçalves 

O que precisamos lembrar sempre é que os 7 princípios herméticos são um só princípio e todos se relacionam. Assim não podemos pensar em polaridade sem considerar a Mente, o ritmo, movimento, vibração, gênero, causa e efeito... Tudo é um todo, que visto pela nossa mente fragmentada se divide em opostos.

João Sergio

Comentários

  1. Os polos opostos podem nao ser facilmnete reconciliaveis para algumas pesoas que estão em posições e interesses diferentes.
    Ai entra o conselho : "Nao reaja, Haja"
    Lembrei tambem do Mestre do Karate Kid. "Ficar quieto e nao fazer nada são coisas diferentes"
    Se tivermos paciencia e sabedoria, a ação virá como uma construção de uma nova realidade que vai fazer uma ponte entre as posições opostas e o oponente nem vai perceber a relação causa efeito e a harmonia será mantida...
    O que acham desta visão...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostou do texto?
Comente e compartilhe

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja