Quando um mestre como Eliphas Levy diz algo assim tão simples, somos levados a refletir no seu significado mais profundo.
Penso que não se trata apenas da capacidade de resistir a algo, demonstrando um poder de vontade.
A palavra poder significa algo que possuímos, uma capacidade de ter e usar ou fazer algo pelas nossas habilidades e por mérito de nossas ações e experiências anteriores.
Aquilo que já nos pertence por direito Divino, vem
frequentemente ao nosso encontro nos trazendo gozo e alegria.
Mas porque abriremos mão daquilo que possuímos e porque isso representaria um duplo Poder?
Jesus disse ao Homem Rico que abrisse mão do que possuia se o quisesse seguir.
O homem rico pode ser todo aquele que tem poderes e valores, fruto de suas experiências. Mas sua riqueza o cativa exigindo cuidados constantes e o impede de viver novas experiências.
Mas sempre haverá algo que ele ainda não possui e que deseja, mas para isso precisará ter a alma livre.
E não importa o tamanho da riqueza. Não precisamos mais alimentar aquilo que já possuímos em nossa alma, porque simplesmente é impossível perder aquilo que já somos.
Quem quiser salvar sua alma perde-la-a, mas quem aceitar perde-la encontrará uma alma Nova.
Quem é livre não quer liberdade, mas somente quem tem a alma livre.
É somente abrindo mão da liberdade que a alma encontra novas experiências, e embora aceite se submeter as limitações e a rotina, a sua liberdade interna lhe permitirá viver estas novas experiências em sua totalidade e assim adquirir novos poderes.
Um novo Poder só virá ao abster-se de continuar usando as mesmas fórmulas e repetir as mesmas experiências,abandonando a zona de conforto e o eterno gozo.
Resistir as ofertas que nos são apresentadas como oportunidades ricas para usar os poderes que já possuímos, abrindo mão de nos colocar em uma situação previlegiada e segura, que só serve para alimentar nosso ego.
"Ser o pior aluno da classe" como diz Roberto shinyashiki. Ou seja, voltar a ser apenas um aprendiz.
Correr riscos e atirar-se no desconhecido e incerto pode ser doloroso, mas haverá de nos proporcionar novas experiências e novos poderes.
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe