Pular para o conteúdo principal

Homenagem ao Dr. Gerson de Paula Lima

 

Maquete Hospital Santo Afonso


Meus irmãos e minhas irmãs

 

É um grande  prazer participar desta reunião festiva on-line. 

No aniversário de 95 anos do Tattwa Nirmanakaia, quero agradecer a todos, mas a todos mesmo, que desde 1954, com perseverança e muita dedicação, não permitiram que nossa Sociedades  Científica Supermentalista Tattwa Nirmanakaia,tivesse o mesmo fim de muitos Tattwas no  Brasil : a sua dissolução.  

Quem já trabalhou, como eu, para continuar o sonho de um homem visionário, cheio de altruísmo e com muita força espiritual, sabe o tanto de dedicação que é necessária para fazer um trabalho voluntário! Muitas vezes sem condições financeiras para arcar com as despesas do dia dia, ninguém desistiu. E como um jogo de  estafetas, cada um passava o bastão para o outro sem interromper o jogo da evolução e do desenvolvimento do nosso local de reabastecimento energético e controle mental.  

Tive a oportunidade , o prazer e a honra de trabalhar voluntariamente no Nirmanakaia por dezessete anos consecutivos e sei bem que o sonho do Dr. Gerson Paula Lima não poderia terminar. Este sonho, de meu pai, pôde ser continuado, até hoje,para ela capacidade dos que puxaram para si a responsabilidade de levá-lo adiante.Graças a Deus, nestes tempos de pandemia temos a Informática e diretores capacitados fazendo com que todos do Círculo Esotérico e Tattwas assistam e participem das nossas reuniões on-line, para nossa grande felicidade.   

Mas Dr. Gerson Paula Lima teve um outro sonho, muito grande. 

Eu me lembro, tinha uns 11 anos e gostava de assistir às  sessões das segundas-feiras, à noite, na Rua da Quitanda 199 (sobrado),antiga sede do Tattwa Nirmanakaia. Havia no salão de reuniões, uma maquete dentro de uma redoma de vidro. Era a maquete de um edifício de 10 andares, com uma fachada toda trabalhada, com duas colunas e algumas figuras egípcias. Tudo muito lindo!  

Dr. Gerson explicava para os sócios que aquela maquete era a representação física do seu sonho. Estava ali para ajudar nas mentalizações e vibrações, funcionando como um tele radiador. Nas sessões de quintas feiras eram feitas irradiações mentais para que tudo fosse concretizado. Dr. Gerson era médico. Queria que a Sociedade tivesse o seu hospital. Aquela era a maquete do hospital que ele havia idealizado.   

Mas o sonho não dependia de uma varinha mágica que resolveria tudo de uma hora para outra. Os sócios e amigos entraram então naquela “vibe”, como se diz hoje em dia e começaram a promover shows, sessões de cinema, festas, rifas e tudo que pudesse angariar fundos para o início das obras. Tivemos shows no Teatro Municipal, sessões de cinema no antigo cinema Paté, na Cinelândia.   

Todos trabalharam muito! Muito mesmo!

Enfim, o sonho foi realizado!   

O hospital foi inaugurado em 1952 /53 com todos os detalhes da maquete. A fachada em estilo egípcio ,os dez andares e as salas de cirurgias eram redondas para evitar o acúmulo de poeira. Foram as primeiras salas cirúrgicas redondas da América do Sul.  Está localizado na rua Conselheiro Josino 34, perto da Cruz Vermelha e recebeu o nome de Hospital Gerson Paula Lima.   

Quanta satisfação! Quanta alegria! A espera tinha sido grande e desgastante, mas valeu a pena. Funcionou normalmente durante uns tempos. Mas ,vejam bem, o sonho era de um médico. Tinha características muito específicas e precisava de pessoas que tivessem este mesmo ideal e fossem qualificados para dar continuidade ao projeto.   

Depois do falecimento do Dr. Gerson, em setembro de 1954, o hospital passou a ter o nome de Hospital Santo Afonso, que mais tarde foi vendido para o IASERJ (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro). Soube que o IASERJ é objeto de discussão. Talvez seja demolido e com ele, o hospital do Tattwa Nirmanakaia.   

Esta questão, da não continuidade de um projeto familiar, acontece muitas vezes em muitas famílias. Os pais não são seguidos por seus filhos e parentes dando andamento ao seus projetos. Um exemplo bem comum são as famílias proprietárias de escolas que precisam ter seguidores com a mesma vocação para que aquele ideal seja  continuado. Muitas vezes criticamos os familiares dessas instituições ,que acabam por se dissolver. É humanamente impossível seguir um mesmo ideal se não se tem a mínima aptidão para aquele determinado assunto.  

Uma coisa é você ajudar para levar adiante o ideal do outro , como fizeram os sócios e amigos do Tattwa , naquela ocasião. Outra coisa, muito diferente, é seguir adiante sem a paixão e as condições técnicas para o seu pleno desenvolvimento.   

“NADA É TÃO NOSSO COMO OS NOSSOS SONHOS!” 

Muitos poderão pensar: de que valeu tanto sacrifício para usufruir por tão pouco tempo? Muitas vezes pensei assim também. Porém, agora, acho que valeu a pena! Valeu muito a pena!  

Dr. Gerson teve coragem de sonhar e correu o risco de viver seus sonhos. Mostrou a todos nós que para se conquistar um sonho, três passos principais são necessários: querer, tentar e nunca desistir. 

 Ele quis, ele tentou, ele nunca desistiu!

 

Parabéns Dr. Gerson! 

Felicidades Tattwa Nirmanakaia!

Vitoria Paula Lima Morgado    

16/10/2021




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja