Meus irmãos e minhas irmãs
É um grande prazer participar desta reunião festiva on-line.
No aniversário de 95 anos do Tattwa Nirmanakaia, quero agradecer a todos, mas a todos mesmo, que desde 1954, com perseverança e muita dedicação, não permitiram que nossa Sociedades Científica Supermentalista Tattwa Nirmanakaia,tivesse o mesmo fim de muitos Tattwas no Brasil : a sua dissolução.
Quem já trabalhou, como eu, para continuar o sonho de um homem visionário, cheio de altruísmo e com muita força espiritual, sabe o tanto de dedicação que é necessária para fazer um trabalho voluntário! Muitas vezes sem condições financeiras para arcar com as despesas do dia dia, ninguém desistiu. E como um jogo de estafetas, cada um passava o bastão para o outro sem interromper o jogo da evolução e do desenvolvimento do nosso local de reabastecimento energético e controle mental.
Tive a oportunidade , o prazer e a honra de trabalhar voluntariamente no Nirmanakaia por dezessete anos consecutivos e sei bem que o sonho do Dr. Gerson Paula Lima não poderia terminar. Este sonho, de meu pai, pôde ser continuado, até hoje,para ela capacidade dos que puxaram para si a responsabilidade de levá-lo adiante.Graças a Deus, nestes tempos de pandemia temos a Informática e diretores capacitados fazendo com que todos do Círculo Esotérico e Tattwas assistam e participem das nossas reuniões on-line, para nossa grande felicidade.
Mas Dr. Gerson Paula Lima teve um outro
sonho, muito grande.
Eu me lembro, tinha uns 11 anos e gostava de assistir às sessões das segundas-feiras, à noite, na Rua da Quitanda 199 (sobrado),antiga sede do Tattwa Nirmanakaia. Havia no salão de reuniões, uma maquete dentro de uma redoma de vidro. Era a maquete de um edifício de 10 andares, com uma fachada toda trabalhada, com duas colunas e algumas figuras egípcias. Tudo muito lindo!
Dr. Gerson explicava para os sócios que aquela maquete era a representação física do seu sonho. Estava ali para ajudar nas mentalizações e vibrações, funcionando como um tele radiador. Nas sessões de quintas feiras eram feitas irradiações mentais para que tudo fosse concretizado. Dr. Gerson era médico. Queria que a Sociedade tivesse o seu hospital. Aquela era a maquete do hospital que ele havia idealizado.
Mas o sonho não dependia de uma varinha mágica que resolveria tudo de uma hora para outra. Os sócios e amigos entraram então naquela “vibe”, como se diz hoje em dia e começaram a promover shows, sessões de cinema, festas, rifas e tudo que pudesse angariar fundos para o início das obras. Tivemos shows no Teatro Municipal, sessões de cinema no antigo cinema Paté, na Cinelândia.
Todos trabalharam muito! Muito mesmo!
Enfim, o sonho foi realizado!
O hospital foi inaugurado em 1952 /53 com todos os detalhes da maquete. A fachada em estilo egípcio ,os dez andares e as salas de cirurgias eram redondas para evitar o acúmulo de poeira. Foram as primeiras salas cirúrgicas redondas da América do Sul. Está localizado na rua Conselheiro Josino 34, perto da Cruz Vermelha e recebeu o nome de Hospital Gerson Paula Lima.
Quanta satisfação! Quanta alegria! A espera tinha sido grande e desgastante, mas valeu a pena. Funcionou normalmente durante uns tempos. Mas ,vejam bem, o sonho era de um médico. Tinha características muito específicas e precisava de pessoas que tivessem este mesmo ideal e fossem qualificados para dar continuidade ao projeto.
Depois do falecimento do Dr. Gerson, em setembro de 1954, o hospital passou a ter o nome de Hospital Santo Afonso, que mais tarde foi vendido para o IASERJ (Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro). Soube que o IASERJ é objeto de discussão. Talvez seja demolido e com ele, o hospital do Tattwa Nirmanakaia.
Esta questão, da não continuidade de um projeto familiar, acontece muitas vezes em muitas famílias. Os pais não são seguidos por seus filhos e parentes dando andamento ao seus projetos. Um exemplo bem comum são as famílias proprietárias de escolas que precisam ter seguidores com a mesma vocação para que aquele ideal seja continuado. Muitas vezes criticamos os familiares dessas instituições ,que acabam por se dissolver. É humanamente impossível seguir um mesmo ideal se não se tem a mínima aptidão para aquele determinado assunto.
Uma coisa é você ajudar para levar adiante o ideal do outro , como fizeram os sócios e amigos do Tattwa , naquela ocasião. Outra coisa, muito diferente, é seguir adiante sem a paixão e as condições técnicas para o seu pleno desenvolvimento.
“NADA É TÃO NOSSO COMO OS NOSSOS SONHOS!”
Muitos poderão pensar: de que valeu tanto sacrifício para usufruir por tão pouco tempo? Muitas vezes pensei assim também. Porém, agora, acho que valeu a pena! Valeu muito a pena!
Dr. Gerson teve coragem de sonhar e
correu o risco de viver seus sonhos. Mostrou a todos nós que para se conquistar
um sonho, três passos principais são necessários: querer, tentar e nunca
desistir.
Ele quis, ele tentou, ele nunca desistiu!
Parabéns Dr. Gerson!
Felicidades Tattwa Nirmanakaia!
Vitoria Paula Lima Morgado
16/10/2021
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe