Pular para o conteúdo principal

A vontade. O que é - Curso de ciências Herméticas I

A vontade. O que é

Esboço da constituição do homem para mostrar a localização da vontade.A vontade pode ser desenvolvida ou não?

Vontade é a maior força que se acha a serviço do homem.

Ela constitui um dos ramos da atividade. É ela que faz os milagres e opera os prodígios.

A vida humana, com suas numerosas dificuldades, não tem outro fim senão a educação da vontade do homem. Quanto maior é a vontade, mais livre é o homem.

A vontade é, certamente, a faculdade humana cujo estudo é mais delicado e, como é a faculdade ativa e realizadora por excelência, é, ao mesmo tempo, aquela cujo estudo é mais importante, para o perfeito desenvolvimento do ser humano.

É justamente a expressão do nosso livre-arbítrio, desta voz da nossa mais alta consciência, que, infelizmente, nos chega, às vezes, tão disfarçada que é quase impossível de se conhecer.

Outrora, quando mestre Buridan propunha ao seu auditório admirado o célebre problema do estado d'alma de um burro igualmente solicitado pela fome e pela sede e tendo diante de si com que satisfazer-se, estabelecia, ao mesmo tempo, o problema da vontade diante da fatalidade.

Com efeito, a indecisão é a submissão à fatalidade. Ao passo que a vontade é a manifestação do nosso livre-arbítrio, é a faculdade que temos de escolher entre diversas coisas.

Referindo-nos ao quarto axioma hermético - tudo é duplo;tudo tem dois pólos - compreendemos que a vontade é o pólo positivo da nossa Personalidade, a qual é apenas o reflexo do conjunto de vontades sucessivas do nosso espírito no curso de sua evolução.

A vontade é uma faculdade complexa que exige não só os movimentos de órgãos que lhe são próprios, mas também os de órgãos que pertencem a outras formas da atividade.

Um ato volitivo não é um ato psíquico independente do organismo, mas, como todos os fatos psicológicos, constitui um complexo de fenômenos psíquicos e de fenômenos físicos; pois é inegável que há uma dependência íntima, uma concordância perfeita, entre o organismo psíquico e o organismo físico.

A vontade, como faculdade complexa que é, pode ser decomposta em quatro elementos consolidários: a posse de si mesmo, a deliberação, a determinação e a ação.

Estes quatro elementos que constituem a vontade estão indissoluvelmente ligados entre si.

A deliberação deriva da posse de si mesmo, a determinação é uma seqüência lógica da deliberação, e a ação é a conclusão da determinação.

Efetivamente, se a alma não for livre, não possui a si mesma; não tendo a posse de si mesma, não pode deliberar; a deliberação sendo falsa ou incompleta, não pode haver sã determinação, e, enfim, conforme a determinação for forte ou indecisa, a ação será enérgica ou fraca.

Tudo se apóia, pois, no primeiro termo, cuja falta vicia o resto.

Donde se conclui que a vontade não pode existir se a pessoa não for absolutamente senhora de si.

Por outro lado, como tudo está unido, a vontade pode, por sua vez, agir sobre o domínio próprio, fortificá-lo e aumentá-lo em grandes proporções.

Este domínio próprio, assim desenvolvido, contribuirá, por sua vez, para aumentar a força de vontade.

Podemos tirar daí esta conclusão: que ambos, sendo paralela e simultaneamente desenvolvidos, a vontade adquirirá uma dinamização proporcional aos esforços realizados num e noutro sentido, o que equivale dizer que a vontade pode ser fortalecida, desenvolvida e dinamizada.

Para alcançar este fim, existem numerosos processos, entre os quais alguns serão estudados na próxima lição.

Analisamos os quatro fatores cujo conjunto constitui vontade;vejamos, agora, os elementos do seu modo de ação.

Estes elementos são três: o
conhecimento do fim a alcançar, o sentimento da capacidade para o conseguir, e a certeza de que a ação dos órgãos seguirá imediatamente ao desejo do pensamento.

O conhecimento do fim a alcançar é necessário para sabermos os obstáculos e impedimentos que existem e nos desembaraçarmos de tudo o que nos tende a demonstrar a impossibilidade de realizarmos o ato.

É, pois, necessário que um conhecimento perfeito do fim a atingir nos ponha ao abrigo de qualquer determinação orgânica ou instintiva que venha contrariar o objetivo que temos em mira.

O sentimento da capacidade de atingir o fim é incompatível com o mero desejo.

Com efeito, o desejo é apenas uma vaga aspiração para o objeto, ao passo que a vontade exige um propósito firme certo de triunfar.

O homem que diz: "Quero alcançar este ou aquele fim mas não sei se o conseguirei", emite dois propósitos contraditórios e inconciliáveis.

Desde que não tem certeza de triunfar, falta-lhe a vontade, porque a qualidade própria da vontade é afastar e destruir todos os obstáculos.

Pelo contrário, o homem que tem vontade, dirá: "Quero conseguir este fim; para outro seria impossível, mas para mim não o é, porque quero!"

Por que pode ele expressar-se com tal firmeza? Somente porque sentiu em si o poder de realizar sua vontade.

E, como adquirir este poder de realizar a vontade? Pelo estudo, raciocínio e educação da vontade.

Fonte : Curso de ciências herméticas
I Educação Pessoal

Lição  IV -Páginas  69 a 71

Biblioteca Tattwa Nirmanakaia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja