Pular para o conteúdo principal

Harmonia Universal-Dr. João M. de Lacerda

Harmonia Universal

Dr. João M. de Lacerda

O Universo é um conjunto harmonioso de atividades organizadas de estreita interdependência em que todos dependem de todos. Cada um de nós é um conjunto vibratório organizado de forma peculiar, com um tônico próprio, constituindo assim um instrumento particular atuante no conjunto universal.

Todas as nossas expressões ou atos produzem um som e este som individual deve harmonizar-se com o som universal, sob pena de representar uma atuação dissonante. E no universo, tudo que é dis- sonante tende a ser neutralizado ou desaparecer.

Daí resulta que o indivíduo há de aprender a pensar e agir consoante a lei universal de harmonia. O microcosmo há de harmonizar-se com o macrocosmo.

Aconselha um sábio ao discípulo: "Não permaneças ocioso enquanto todo o universo vibra; trabalha sempre harmoniosamente em equilíbrio com o meio que ocupas."

O sentido da harmonia é sempre indicado e reprisado como fator essencial do viver de indivíduos e coletividades. Essa harmonia há de começar dentro de nós mesmos para que possamos nos afirmar com a tônica da harmonia universal. Então estaremos capazes de manifestar essa mesma harmonia em nossos meios, em nossas relações atuantes.

A percussão da corda do violino faz que a de outros violinos vibrem no mesmo grau pela ressonância. De igual modo, as vibrações harmoniosas manifestadas em nós se propagam e fazem vibrar as cordas espirituais de outros seres predispostos a percepção da mesma tônica vibratória. Compreendida a correlação vibratória de todos os seres, chegamos a entender também porque os mestres insistem em mostrar-nos a interdependência efetiva de todas as criaturas.

Maharshi, que foi Guru de Paul Brunton, certa vez assim se expressou: "Cada coisa que ofertamos a outrem é verdadeiramente uma dádiva a nós mesmos; se esta verdade é compreendida, quem recusará algo aos outros?"

Esta afirmativa do Venerável Mestre é decorrente deste sentido do relacionamento efetivo, embora oculto, existente entre todas as criaturas que só podemos perceber pelas repercussões negativas ou positivas que nos afetam. Em nossas reuniões podemos sentir a realidade dos efeitos da lei de harmonia, pois a atração eficiente de cada um mantendo a nossa própria tônica positiva, pode e de fato participa como elemento de crescente harmonia, do que resulta a Luz e bem-estar fruido por todos que participam destes encontros. A participação há de ser sempre ativa, trazendo a oferenda da nossa participação e sinceridade na dádiva de nossos pensamentos e atos positivos. Assim,vivendo a realidade de nossa comunhão na harmonia dos planos positivos, conquistaremos uma vida de compreensão e paz.

Fonte : Revista do Pensamento
Edição  : Março de 1976
Página 8 ,Harmonia Univesal,por : DR. João  M. de Lacerda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a...

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir...