Pular para o conteúdo principal

TRATAMENTO PSÍQUICO DAS EMOÇÕES

 TRATAMENTO PSÍQUICO DAS EMOÇÕES


As emoções são fruto de uma inclinação, de um hábito e de uma idéia.

O hábito emotivo é um fato hereditário, é um hábito arraigado na raça a que pertencemos, desde milhares de gerações.
Incrustou-se de tal modo no nosso cérebro que escapa ao domínio da vontade.

Portanto, não é pela luta mental que devemos dominar nossas emoções.

Além disso, o pensamento consciente, o combate contra uma emoção, aumenta o estado emotivo em vez de acalmá-lo. Em toda emoção, há agitação muscular e pode-se até dizer que toda emoção está indissoluvelmente ligada a movimentos que lhe são concomitantes. Esta união é tão perfeita que, se os movimentos forem suprimidos ou transformados, a emoção desaparece imediatamente.

Portanto, em vez de combater diretamente as suas emoções, o aluno exercerá o domínio sobre seus músculos, harmonizando e transformando os movimentos destes.

Há duas maneiras de agir sobre o movimento dos músculos: pelo relaxamento muscular e pela harmonização dos movimentos respiratórios.

RELAXAMENTO MUSCULAR

É necessário habituar-se diariamente a praticá-lo para poder fazê-lo a qualquer momento e em qualquer lugar.

Sentar-se num sofá ou numa cadeira, afrouxar os braços, as pernas e todo o corpo.

Concentrar durante quinze minutos o pensamento na idéia de ficar com o corpo bem frouxo.

Quando for para vencer uma emoção na rua ou em lugar que não se possa estar sentado, o relaxamento será menos completo nos músculos das pernas e do ventre.

HARMONIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS

1º TEMPO - Aspirar lentamente o ar até encher o abdome e os pulmões. 2º TEMPO Expelir o ar com lentidão até esvaziar completamente os pulmões e o abdome.

Os dois tempos devem ser harmonizados de modo que tenham a mesma duração.

Fazer este exercício umas vinte ou trinta vezes.

Não se deve parar entre um tempo e outro.

Este exercício aumenta consideravelmente a capacidade respiratória dos pulmões e tem uma admirável reação contra as emoções.

Fonte : Trechos retirados do livro Curso de ciências Herméticas I- Edução Pessoal
Páginas 62 e 63.
Biblioteca do Tattwa Nirmanakaia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a...

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir...