Pular para o conteúdo principal

Sou uma ilusão de minhas memorias?



Já passou pela sua mente que talvez a gente não exista de fato da forma como nos imaginamos?  Que a maior parte do que somos é o fruto de nossas memorias?
A vida só existe porque de alguma forma a natureza encontrou um jeito de armazenar seus aprendizados e experiencias no relacionamento com o meio e assim reproduzir-se e passar adiante estas novas condições adquiridas.
Esta é a característica fundamental que diferencia um ser vivo de uma matéria inanimada. Desde as mais simples células até os mais complexos sistemas vivos, todos existem porque tem memoria. E quanto maior a capacidade de armazenamento maior a complexidade.  O Fato de armazenar uma experiencia permite que ela seja repetida e consequentemente melhorada gerando o que chamamos de aprendizado e evolução.
Agora olhemos do ponto de vista de nossa Psique. O que somos afinal senão estas memorias? Imagine se não tivéssemos esta capacidade de armazenar as experiencias e sensações que elas representam, como seria nossa vida?  Teríamos que criar o tempo todo um mundo novo e viveríamos todas as diversas possibilidades para uma determinada situação de forma aleatória e não teríamos forma ou identidade definida, entende ?
O Simples fato de lembrar de algo que fizemos e saber os resultados e impressões que nos causaram, sejam agradáveis ou não, nos dão uma referencia em relação ao objeto ou a experiencia vivenciada. Podemos gostar, não gostar, odiar, amar, desprezar etc.  Mas é justamente esta lembrança de nossa observação e impressão sobre um fato ou experiencia que nos dá nossa identidade.  São estes pequenos fragmentos de experiencia acumulados que chamamos de Personalidade, aquilo do qual nos orgulhamos ou odiamos, mas que nos acompanha, nos identifica e nos diferencia dos demais.
Existem casos de pessoas que perderam a comunicação do cérebro com a memoria mais profunda e a sua vida resume-se a cerca de 10 segundos de consciência, que é a capacidade de armazenamento do lóbulo frontal. Se você falar alguma coisa para ela e contar a até 10, ela não lembrará de mais nada, e nem de quem você é.
Somos o que fomos no passado, porque os 10 segundos de existência do presente ainda estão sendo construídos e o futuro ainda não existe. A própria noção de tempo está relacionada com esta experiencia de memoria chamada consciência.
Quando acordamos de manhã cedo, nos lembramos de quem fomos ontem. Então dizemos "Eu sou Assim", e continuamos a agir da mesma forma porque precisamos saber quem somos.  E qualquer mudança brusca nos abala. Qualquer situação para a qual não tenhamos resposta nos traz uma imensa insegurança porque perdemos nossa referencia pessoal.  Então criamos hábitos e padrões de comportamento, regras e costumes que formam não apenas a nossa identidade mas também a identidade do grupo que fazemos parte e de toda a sociedade, porque  para delimitarmos bem quem somos precisamos da adesão de outros para nos convencer quem somos.
Então, olhando a vida do ponto de vista cósmico, fora da esfera da consciência pessoal, podemos dizer que a vida é uma ilusão causada pela memoria.  A consciência que temos de nós mesmos e do mundo é  fruto desta memória.
Aqueles que acordam deste sono passam a viver conscientes de cada segundo, vivendo o que chamamos autoconsciência. Retiram as máscaras e encontram a si mesmos com suas virtudes e limitações. É como se uma luz iluminasse o caminho por onde passam, semelhante aos holofotes no palco escuro que acompanham os artistas.  Talvez Por isso eles são chamados de Iluminados.
João Sérgio
joao@leveconsciencia.com.br
leveconsciencia.com.br




Receba nossas Postagens direto no seu e-mail


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr

A vida é uma dança

Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa… nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também.  É a dança da vida… dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência. Não se apavore com as doenças… elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas… Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, só falta a vontade de servir a Deus servindo aos homens. Não diga que as pessoas são difíceis e que convivência entre seres humanos

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am