Pular para o conteúdo principal

O instantâneo e a rotina





Dizem que o instantâneo, o aqui e agora,  é quem somos verdadeiramente e que o passado não existe mais.

Mais será que este momento criativo resiste a prova do tempo? 

Será que ele é capaz de se repetir milhares de vezes rotineiramente sem se cansar de si mesmo e sem perder a energia do impulso inicial?

A natureza nos ensina que a repetição traz a consistência e aprimora as coisas, com pequenas surpresas todo dia. 

O segredo é manter o propósito vivo e ficar atento as mensagens delicadas da vida.

E assim teremos em meio a rotina pequenos instantâneos,  que se forem frequentes  serão como pequeninos degraus de percepção, que juntos com a massa de experiências acumuladas, nos ajudam no processo de construção de nossos propósitos.

Como as explosões solares, que emitem luz  e dão brilho especial sem alterar significativamente a grandiosidade do sol.

Se queremos saber se uma ideia é boa mesmo precisamos submetê-la a prova do tempo e da repetição.

A parábola do joio e do trigo não era apenas sobre uma coisa boa e outra ruim, mas uma prova do tempo.

Nada mais poderoso do que a repetição e o tempo para aprimorar as coisas. Nada mais poderoso que o contraste da magia do instantâneo diante da repetição maçante para provar e aprimorar a consistência de uma ideia.

Uma ideia que passa na mente durante um sonho, existe por alguns segundos a menos que ela consiga impregnar a memória e ser lembrada pela manhã. Mas a maioria dos nossos sonhos são perdidos assim como a maioria dos nossos insights.

Se você levanta e toma nota de alguns pontos chaves, de manhã você pode dar vida a ideia, partindo do ponto que anotou e avançando agora com as novas idéias que surgem dando vida e existência a ideia.

O espírito talvez seja mesmo este instantâneo, rico em possibilidades,  que precisa da matéria sólida e da repetição  para dar vida e existência ao seu poder criativo.

Sem a solidez do mundo material ou as rotinas da sociedade a mente não teria como expressar sua genialidade e a vida séria apenas um sonho na mente do pensador.

A vida é rotina, repetição de ciclos, mas seus ciclos sempre um novo aprendizado.  

É preciso um ideal grandioso, um propósito mensurável, e um olhar atento para enxergar em meio as folhas secas a pérola que se procura.

João Sérgio 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja