Pular para o conteúdo principal

CURSO DE OCULTISMO – FILOSOFIA HERMÉTICA


Do velho Egito saíram os preceitos fundamentais esotéricos e ocultos que tão fortemente têm influenciado as filosofias de todas as nações, raças e povos, por vários milhares de anos. 

O Egito foi a pátria da Sabedoria secreta e dos Ensinamentos místicos. Todas as nações receberam dele a Doutrina Secreta. 

No antigo Egito viveram os Grandes Adeptos e Mestres que nunca foram superados, e raras vezes, igualados. No Egito estava instalada a maior das Lojas dos Místicos. Por suas portas entraram os que, mais tarde, se espalharam por todas as partes do mundo, levando o precioso conhecimento que possuíam. 

Entre os Grandes Mestres do Antigo Egito, existiu um que eles proclamavam como o Mestre dos Mestres. Este homem, se é que foi verdadeiramente um homem, viveu no Egito na mais remota antiguidade. 

Ele foi conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto, e supõe-se que tenha vivido pelo ano de 2700 antes de Cristo, e foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia, o descobridor da Alquimia. 

As melhores autoridades consideram-no contemporâneo de Abraão, e algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes. 

Depois de sua morte, que supõe-se ter ocorrido aos trezentos anos de vida, os egípcios tornaram-no um deus, sob o nome de Thoth. Anos depois, os povos da Antiga Grécia também o deificaram com o nome de Hermes, o Deus da Sabedoria.

Os egípcios denominavam-no Hermes, o Deus da Sabedoria, adicionando o seu antigo título "Trismegisto", que significa o três vezes grande, o grande mestre entre os grandes.

Em nossos dias, o termo hermético é empregado no sentido de secreto, fechado de tal maneira que nada escapa, pelo fato dos discípulos de Hermes sempre observarem o preceito do segredo nos seus preceitos. 

Esses Preceitos herméticos estão presentes em todos os países e em todas as religiões, mas não pertencem a nenhuma seita religiosa em particular. Isto porque foi seguida a advertência dos antigos instrutores com o fim de evitar que a Doutrina Secreta fosse transformada em um credo. 

O antigo ocultismo da Índia e da Pérsia degenerou-se e perdeu-se completamente, porque os seus instrutores tornaram-se padres, e misturaram a teologia com a filosofia, vindo a ser, por consequência, o ocultismo da Índia e da Pérsia, gradualmente perdido no meio das massas de religiões, superstições, cultos, credos e deuses. O mesmo aconteceu na antiga Grécia e com Roma e, também, com os preceitos Herméticos dos Gnósticos e Cristãos primitivos.

Nos primeiros tempos existiu uma compilação de certas Doutrinas básicas do hermetismo, transmitida de mestre a discípulo, a qual era conhecida com o nome de "Caibalion", cuja significação exata se perdeu durante vários séculos. A palavra Caibalion, na linguagem secreta significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. 

Diz o Caibalion:

Em qualquer lugar que estejam os vestígios do Mestre, os ouvidos daquele que estiver preparado para receber o seu Ensinamento se abrirão completamente. Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios do Mestre para os encher com Sabedoria.

Gilberto Gonçalves 
 

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um dia a gente aprende

Atribuido a W illiam Shakespeare Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança ou proximidade. E começa aprender que beijos não são contratos, tampouco promessas de amor eterno. Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos radiantes, com a graça de um adulto – e não com a tristeza de uma criança. E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, pois o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, ao passo que o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol pode queimar se ficarmos expostos a ele durante muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe: algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa o quão boa seja uma pessoa, ela vai ferí-lo de vez em quando e, por isto, você precisa estar sempre disposto a pedoá-la. Aprende que f

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr