Pular para o conteúdo principal

CURSO DE OCULTISMO – FILOSOFIA HERMÉTICA


Do velho Egito saíram os preceitos fundamentais esotéricos e ocultos que tão fortemente têm influenciado as filosofias de todas as nações, raças e povos, por vários milhares de anos. 

O Egito foi a pátria da Sabedoria secreta e dos Ensinamentos místicos. Todas as nações receberam dele a Doutrina Secreta. 

No antigo Egito viveram os Grandes Adeptos e Mestres que nunca foram superados, e raras vezes, igualados. No Egito estava instalada a maior das Lojas dos Místicos. Por suas portas entraram os que, mais tarde, se espalharam por todas as partes do mundo, levando o precioso conhecimento que possuíam. 

Entre os Grandes Mestres do Antigo Egito, existiu um que eles proclamavam como o Mestre dos Mestres. Este homem, se é que foi verdadeiramente um homem, viveu no Egito na mais remota antiguidade. 

Ele foi conhecido sob o nome de Hermes Trismegisto, e supõe-se que tenha vivido pelo ano de 2700 antes de Cristo, e foi o pai da Ciência Oculta, o fundador da Astrologia, o descobridor da Alquimia. 

As melhores autoridades consideram-no contemporâneo de Abraão, e algumas tradições judaicas dizem claramente que Abraão adquiriu uma parte do seu conhecimento místico do próprio Hermes. 

Depois de sua morte, que supõe-se ter ocorrido aos trezentos anos de vida, os egípcios tornaram-no um deus, sob o nome de Thoth. Anos depois, os povos da Antiga Grécia também o deificaram com o nome de Hermes, o Deus da Sabedoria.

Os egípcios denominavam-no Hermes, o Deus da Sabedoria, adicionando o seu antigo título "Trismegisto", que significa o três vezes grande, o grande mestre entre os grandes.

Em nossos dias, o termo hermético é empregado no sentido de secreto, fechado de tal maneira que nada escapa, pelo fato dos discípulos de Hermes sempre observarem o preceito do segredo nos seus preceitos. 

Esses Preceitos herméticos estão presentes em todos os países e em todas as religiões, mas não pertencem a nenhuma seita religiosa em particular. Isto porque foi seguida a advertência dos antigos instrutores com o fim de evitar que a Doutrina Secreta fosse transformada em um credo. 

O antigo ocultismo da Índia e da Pérsia degenerou-se e perdeu-se completamente, porque os seus instrutores tornaram-se padres, e misturaram a teologia com a filosofia, vindo a ser, por consequência, o ocultismo da Índia e da Pérsia, gradualmente perdido no meio das massas de religiões, superstições, cultos, credos e deuses. O mesmo aconteceu na antiga Grécia e com Roma e, também, com os preceitos Herméticos dos Gnósticos e Cristãos primitivos.

Nos primeiros tempos existiu uma compilação de certas Doutrinas básicas do hermetismo, transmitida de mestre a discípulo, a qual era conhecida com o nome de "Caibalion", cuja significação exata se perdeu durante vários séculos. A palavra Caibalion, na linguagem secreta significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. 

Diz o Caibalion:

Em qualquer lugar que estejam os vestígios do Mestre, os ouvidos daquele que estiver preparado para receber o seu Ensinamento se abrirão completamente. Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir, então vêm os lábios do Mestre para os encher com Sabedoria.

Gilberto Gonçalves 
 

    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja