Caibalion, que já definimos na aula anterior, apresenta Sete Princípios, e, através deles,
se baseia toda a Filosofia Hermética.
Os sete Princípios são os seguintes:
1. O Princípio do Mentalismo
2. O Princípio de Correspondência
3. O Princípio de Vibração
4. O Princípio de Polaridade
5. O Princípio de Ritmo
6. O Princípio de Causa e Efeito
7. O Princípio de Gênero
1. O Princípio de Mentalismo
"O Todo é Mente, o Universo é Mental"
O TODO é ESPÍRITO, é ICOGNOSCÍVEL e INDEFINÍVEL mas pode ser considerado como uma MENTE VIVENTE INFINITA E UNIVERSAL Ensina também que todo o mundo fenomenal ou universo é simplesmente uma Criação Mental do TODO, sujeita às Leis das Coisas criadas, e que o Universo, como um todo, tem sua existência na mente do TODO, em cuja Mente vivemos, movemos e temos a nossa existência.
Este Princípio explica a verdadeira natureza da Força, da Energia e da Matéria, como e por que todas elas são subordinadas ao Domínio da Mente. Sem esta Chave-Mestra, o Domínio é impossível, e o estudante baterá em vão nas diversas portas do Templo.
II. O Princípio de Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima"
A compreensão deste Princípio dá ao homem os meios de explicar muitos paradoxos obscuros e segredos da Natureza. Os antigos Hermetistas consideravam este Princípio como um dos mais importantes instrumentos mentais, por meio dos quais o homem pode ver além dos obstáculos que encobrem à visão, o Desconhecido.
Este Princípio habilita o Homem a raciocinar inteligentemente do Conhecido ao Desconhecido. Enxergando o que está embaixo, entende-se o que está em cima, e que a nossa visão desconhece.
III. O Princípio de Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra".
Este Princípio hermético foi enunciado há milhares de anos pelos Mestres do antigo Egito, e é confirmado hoje em dia pela Ciência.
Desde o TODO que é puro Espírito, até a forma mais grosseira da matéria, tudo está em vibração. Quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala. A vibração do Espírito é de uma intensidade e rapidez infinitas, e praticamente ele está parado, como uma roda que se move muito rapidamente parece estar parada, como as hélices de um ventilador.
"Aquele que conhece o Princípio de Vibração alcançou o cetro do poder", afirma um escritor antigo.
IV. O Princípio de Polaridade
"Tudo é Duplo, tudo tem polos, tudo tem o seu oposto, o igual e o desigual são idênticos em natureza, mas diferentes em grau. Os extremos se tocam, todas as verdades são meias-verdades, todos os paradoxos podem ser reconciliados".
Em tudo há dois polos ou aspectos opostos, e os dois opostos são simplesmente os dois extremos da mesma coisa, consistindo a diferença em variação de graus. O Amor e o Ódio são aspectos que se transformam um no outro, por uma simples mudança de vibração.
O conhecimento deste Princípio habilitará o discípulo a mudar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, se ele consagrar o tempo e o estudo necessário para obter o domínio da arte.
V. O Princípio do Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, tudo se manifesta por oscilações compensadas, a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda, o ritmo é a compensação"
Existe sempre uma ação e uma reação , uma marcha e uma retirada, uma subida e uma descida. Isto acontece em todo o Universo, nos sóis, nos mundos, nos homens, nos animais, na energia e na matéria. Este Princípio e o da Polaridade foram calculados secretamente pelos Hermetistas, e os métodos de impedi-los, neutralizá-los e empregá-los formam uma parte importante da alquimia Mental de Hermetismo.
VI, O Princípio de Causa e Efeito
"Toda Causa tem o seu Efeito, Todo Efeito tem sua Causa, tudo acontece de acordo com a Lei, o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida, há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei.
As massas do povo são levadas para frente, os desejos e as vontades dos outros são mais fortes que as vontades delas, a hereditariedade, a sugestão e outras causas exteriores movem-nas como se fossem peões no tabuleiro de xadrez da Vida. Os Mestres ajudam a jogar a criação, quer física, quer mental ou espiritual, mas é possível que, sem partida da vida, serem jogados e movidos por outras influências e vontades. Os Mestres obedecem à Causalidade do Plano Superior, mas, ainda assim, ajudam a governar o nosso Plano.
VII. O Princípio de Gênero
"O Gênero está em tudo, tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino, o gênero se manifesta em todos os Planos".
No Plano Físico este Princípio se manifesta como sexo, nos Planos Superiores toma formas superiores, mas é sempre o mesmo Princípio. Nenhuma Criação, quer física, quer mental ou espiritual, é possível sem este Princípio. Este Princípio opera sempre na direção da geração, regeneração e criação. Todas as coisas e todas as pessoas contêm em si os dois Elementos deste grande Princípio.
Todas as coisas machos têm também o Elemento feminino, todas as coisas fêmeas têm o elemento masculino. O Hermetismo nada contém que sirva para alimentar pensamentos ou teorias luxuriosas, perniciosas ou degradantes. Para aquele que é puro, todas as coisas são puras, para os vis, todas as coisas são vis e baixas.
A geração de uma ideia é a formação do gérmen dessa ideia, a regeneração é o aperfeiçoamento e o crescimento dessa ideia, e a criação é a realização completa da ideia.
Gilberto Gonçalves
Comentários
Postar um comentário
Gostou do texto?
Comente e compartilhe