Pular para o conteúdo principal

A busca de uma Mentalidade Superior

O que buscamos é a vivencia Integral do nosso Ser, para nos tornarmos plenamente conscientes de quem somos.  Esta Plenitude só pode ser alcançada penetrando na  Mente Superior, o Portal do Plano Espiritual, que transcende a forma e os limites condicionados pelos níveis inferiores do nosso ser. Para vivencia-la precisamos penetrar no Silencio e fazer dele nossa morada e nosso refúgio, vivendo o presente como observadores ativos da nossa própria vida.

A milenar filosofia da Índia afirma que a vida é Maya, ou Ilusão e que devemos buscar despertar deste sono da Mente para perceber a realidade Infinita.

A Realidade é muito rica e está alem do alcance da percepção da mente comum. Por isso vivemos dentro de nossa bolha de Ilusão. Para nos proteger da Riqueza excessiva de impulsos provindos da ideias, das emoções e das formas, criamos filtros que limitam e selecionam os estímulos que recebemos. Estes filtros criam condicionamentos e comportamentos cristalizados em crenças e valores, e formam uma segunda natureza mental mais "concreta" e próxima da realidade da forma. Esta mente concreta funciona como uma espécie de "cerca" que delimita nosso mundo e cria a nossa própria "ilusão" da realidade até que possamos aprender a  lidar com a imensa riqueza de estímulos.

Se a realidade está alem do mundo que conhecemos, então ela se reveste de  níveis diferentes de densidade que nos traz diferentes percepções da realidade, como se fossem mundos diferentes.

O Mundo físico é o mundo das formas e dos sentidos que definem os limites da nossa realidade e nos levam a perceber um mundo de coisas concretas.

O Mundo das emoções e sensações nos permite sentir os relacionamentos com as formas e seres, dando profundidade a esta realidade que percebemos.

O Mundo das ideias vem através das impressões que nos chegam de dentro e de fora e impulsionam nossa vontade, produzindo a força motriz para iniciativas, atitudes e comportamentos. 

Podemos nos libertar destes condicionamentos e desenvolver esta natureza integral vivenciando todos os planos da nossa realidade simultaneamente. Primeiro, precisamos aprender a dominar  a mente e treina-la para pensar em uma coisa de cada vez. Aos poucos podemos ir ampliando nossa capacidade de atenção até níveis mais profundos de concentração, vivenciando o presente como observadores atentos e ativos de nós mesmos.

Caminhar, sentido os passos, observando as pessoas e tendo noção exata do tempo e do espaço que compartilhamos, perceber a dimensão exata das formas, limitadoras da realidade como um filtro a nos proteger da imensidão da realidade infinita e nos permitir focar nossa mente no trabalho sequencial. Quem aprendeu a criar seus próprios limites internos, pode libertar-se  das formas sem risco de ser arrastado pela enxurrada de estímulos.

Perceber as emoções nascendo, observando seu crescimento sem inibi-la, como uma mãe que observa seu filho engatinhando e fica atenta, mas deixa ele se desenvolver pois sabe que com um simples gesto pode retira-lo perigo. No entanto, pode sentir a beleza da vida e se regozijar daquele momento único e mágico  sem se preocupar. Pode provar das sensações do Mundo sem medo e sem apego, sentindo suas delicias se extasiando com a beleza e diversidade da Criação.

Visualizar e acompanhar os pensamentos nascerem, vendo-os se multiplicarem como as éguas do pântano na Historia de Hércules. Mas agora as éguas não precisam mais das "cercas" dos condicionamentos, podem pastar na grama fresca rica e se procriarem aos olhos do observador atento, que com um simples olhar consegue limitar sua excessiva criatividade e pode acompanhar o nascimento dos "potrinhos", as ideias criativas da mente, e criar um mundo de beleza e esplendor.

Abrir as asas do Pensamento com leveza e prazer e se deixar voar, sabendo que tem pleno controle e pode se deixar flutuar.

Penetrar no silencio como o observador que afeta a coisa observada apenas pela sua Vontade.

Vivenciar tudo isso simultaneamente, sem perder um detalhe do show da vida.

Então, o ser Superconsciente herda a firmeza e concentração do físico, a sensibilidade e elasticidade do emocional e a criatividade e leveza do Mental, e levará consigo estes princípios aonde for.

A consciência desperta  sente-se integrada a Vida infinita, sem apegos ou desapegos.

Só então poderá  continuar sua jornada para o Plano Espiritual, a morada dos Adeptos, pois o mundo temporal cumpriu sua missão, e sempre que for necessário poderá voltar a estas experiências com maestria e satisfação.

Mas para transpor os portais do abstrato é preciso unir mente e coração em um esforço de fé. Não podemos subir a escada, precisamos ser puxados de baixo para cima.  "Seja feita a vossa vontade".

Não podemos simplesmente dizer a uma parede que ela não é concreta e simplesmente atravessá-la, precisamos acreditar com nossa alma que assim seja, e assim será.

A fé é o elemento essencial do Plano Espiritual, é o óleo que sustenta o azeite da lamparina que abre a escuridão.

Pelo intelecto podemos alcançar o conhecimento, mas somente pelo coração podemos despertar o impulso da libertação, que faz desaparecer os muros, as paredes e mover as montanhas.

O conhecimento é o despertar da necessidade de saber, a fé é o despertar da necessidade de ser.  Ambos são partes da mesma realidade e juntos geram a irresistível atração para a a caminhada espiritual em busca de estados mais elevados de consciência.


Joias dos Livros Esotéricos,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja