Pular para o conteúdo principal

A caixa de Pandora

Na ultima palestra sobre Simbologia no dia 12 de Setembro,  o nosso Conselheiro Rafael Wainstock nos trouxe entre outros símbolos importantes, o mito de Pandora.

O Mito representa a figura de uma mulher bonita e seminua que porta uma caixa com uma tampa. Esta mulher foi enviada Pelos Deuses aos homens como castigo para gerar conflitos e acabar sua paz. 

Prometeu, deus cujo nome em grego significa "aquele que vê o futuro", doou aos homens o fogo e as técnicas para acendê-lo e mantê-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato, porque o segredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso, ordenou a Hefesto que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a apresentasse à assembleia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu essa mulher com uma roupa branquíssima e adornou-­lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pessoalmente aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um lhe deu um dom particular:

Atena lhe ensinou as artes que convêm ao seu sexo, como a arte de tecer;
Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;
As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro;
Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, juntamente com a arte de seduzir os corações por meio de discursos insinuantes.

Depois que todos os deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer "todos os dons".

Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu. Entretanto, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa "aquele que reflete tarde demais", ficou encantado com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.

A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu tentou fechá-la, mas só restou dentro a Esperança, uma criatura alada que estava preste a voar, mas que ficou aprisionada na caixa e é graças a ela que os homens conseguem enfrentar todos os males e não desistem de viver.

Este mito significa a atitude do aprendiz que busca desvendar-se e abre a caixa de pandora, ou seja, penetra no seu próprio universo interior em busca de conhecimento e esclarecimentos espirituais. Mas ao penetrar neste universo ele liberta seus males aprisionados e contidos pelo controle e pela disciplina das regras sociais, ele se vê frente a frente com seus desejos e medos mais íntimos, como se revolvesse a lama na fundo de um lago.

É de se esperar que antes de seguir em frente na jornada espiritual o aprendiz tenha que resolver questões que ficaram pendentes. O conhece-te a ti mesmo tem um primeiro passo de purificação e trabalho para eliminar vaidades, medos, mentiras,  e toda sorte de impurezas escondidas de sua própria mente consciente.

Este processo é chamado pela psicologia de espelhamento,  onde o inconsciente projeta-se no mundo e cria mascaras para lidar com a realidade. A maioria das pessoas vivem através de personagens criados para lidar com a realidade, como se estivessem com as vendas tampadas. Projetamos nos outros e nas coisas  aquilo que temos dentro de nós, nossas crenças, medos expectativas e a nossa maneira particular de ver o mundo.

O problema é que acreditamos verdadeiramente que os outros nos compreendem e pensam como nós, e esperamos que eles correspondam as nossas expectativas, de tal modo que não nos preocupamos em expor cuidadosamente nossa forma de ver as coisas e nos surpreendemos quando eles nos decepcionam. 

Neste caso, abrir a caixa de Pandora pode ser penetrar neste inconsciente oculto ao próprio homem e revelar seus mistérios, que podem trazer revelações muito difíceis de lidar.  Precisamos ter cuidado ao abrir a caixa e não deixar sair de lá todas as mazelas de uma só vez pois talvez não tenhamos condições psicológicas para lidar com isso.


Mensagem do Grupo,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja