Pular para o conteúdo principal

O Sermão da Montanha

Lucas 6,17 
E descendo com eles , parou num lugar plano , e também um grande número de seus discípulos , e grande multidão de povo de tôda a Judéia , e de Jerusalem , e da cidade marítima de Sidon, Os quais tinham vindo para ouvir e serem curados das suas enfermidades , como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados.E toda a multidão procurava tocar-lhe , porque saia dele virtude e curava a todos. 

E levantando ele os olhos para os seus discípulos dizia : Bem-aventurados vós , os pobres , porque vosso é o reino de Deus. 

Bem-aventurados vós que , que agora tendes fome , porque sereis fartos.

Bem-aventurados vós que agora chorais , porque haveis de rir.

Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecem e quando vos separem , e vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como mau , por causa do filho do Homem. 

Folgai nesse dia , e exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu , pois assim faziam os seus pais aos profetas. 

Mas ai de vós , ricos ! porque já tendes vossa consolação. 

Ai de vos os que estais fartos , porque tereis fome . Ai de vos , os que agora rides , porque vos lamentareis e chorareis. 

Ai de vos quando todos os homens de vós disserem bem , porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

Mas a vós que ouvis , digo : Amai a vossos inimigos , fazei bem aos que vos aborrecem; 

Bendizei os que vos maldizem , e orai pelos que vos caluniam. 

Ao que te ferir numa face , oferece-lhe também a outra ; e , ao que te houver tirado a capa , nem a tunica recuses;

E dá a qualquer que te pedir ; e , ao que tomar o que é teu , não lho tornes a pedir. 

E como vos quereis que os homens vos façam , da mesma maneira lhes fazei vós também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis ? Também os pecadores fazem o mesmo. 

E se emprestardes aqueles de quem esperais tornar a receber , que recompensa tereis ? Também os pecadores emprestam aos pecadores para poder receber outro tanto. 

Amai pois a vossos inimigos , e fazei bem , e emprestai , sem nada esperardes , e será grande o vosso galardão , e sereis filhos do altíssimo , porque Ele é benigno até para os ingratos e maus. 

Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis , e não sereis condenados , soltai e vos soltar-vos-ão. 

Daí , e ser-vos-á dado ; boa medida realçada , sacudida e transbordando , vos deitarão no vosso regaço ; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. 

E dizia-lhe uma parábola : Pode porventura o cego guiar o cego ? Não cairão ambos na cova ? 

O discípulo não é superior a seu mestre , mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. 

E porque atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho ? 

Ou como podes dizer a teu irmão : Irmão , deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho , não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho ? Hipócrita , tira primeiro a trave do teu olho , e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho do teu irmão. 

Porque cada árvore se conhece pelo próprio fruto ; pois não se colhem figos dos espinheiros , nem vindiman uvas dos abrolhos. 

O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem , e o homem mau do mau tesouro do seu coração tira o mal , porque da abundância do seu coração fala a boca. 

E porque me chamais , Senhor , Senhor , se não fazeis o que eu digo ? 

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras e as observa , eu vos mostrarei a quem é semelhante. 

É semelhante ao homem que edificou sua casa , e cavou e abriu bem fundo e , pôs os alicerces sobre rocha; e , vindo a enchente , bateu com ímpeto a corrente naquela casa , e não a pode abalar , porque estava fundada sobre rocha. 

Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra , sem alicerces , na qual bateu com ímpeto a corrente , e logo caiu ; e foi grande a ruina daquela casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A tríade Pensar, Sentir e Agir

Estes três vértices formam o triangulo magico da Criação, que envolve sempre Ideia, sentimento e ação. Existe uma estreita correlação entre eles , de tal forma que quando um deles é  acionado desencadeia reação nos demais. O pensamento gera sentimento, que provoca ação, a ação provoca sentimento e reflexão , o sentiment o dependente da criação mental e da iniciativa. Qual o motor que costumamos usar em nossas vidas? Ação desenfreada e irrefletida, rompantes destruidores sem a analise cautelosa da razão? Turbilhões de imagens mentais que incendeiam as emoções ? Sentimentos nebulosos de magoa ou paixões desenfreadas , confund indo a  a razão   e a  visão  da realidade? Os sábios antigos comparavam o homem com uma carruagem. O Cocheiro representa a mente, Os Cavalos Representam o coração e as emoções, A Charrete com sua mecânica, representa o Corpo Físico. Quem está no comando desta carruagem? A carruagem move-se desgovernada seguindo ladeira abaixo, carr

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

A vida é uma dança

Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa… nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também.  É a dança da vida… dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência. Não se apavore com as doenças… elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta. O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas… Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra divina. Há um mundo a ser transformado, seu papel é contribuir para deixá-lo melhor do que você o encontrou. Recursos para isso você tem, só falta a vontade de servir a Deus servindo aos homens. Não diga que as pessoas são difíceis e que convivência entre seres humanos