Pular para o conteúdo principal

O Sermão da Montanha

Lucas 6,17 
E descendo com eles , parou num lugar plano , e também um grande número de seus discípulos , e grande multidão de povo de tôda a Judéia , e de Jerusalem , e da cidade marítima de Sidon, Os quais tinham vindo para ouvir e serem curados das suas enfermidades , como também os atormentados dos espíritos imundos; e eram curados.E toda a multidão procurava tocar-lhe , porque saia dele virtude e curava a todos. 

E levantando ele os olhos para os seus discípulos dizia : Bem-aventurados vós , os pobres , porque vosso é o reino de Deus. 

Bem-aventurados vós que , que agora tendes fome , porque sereis fartos.

Bem-aventurados vós que agora chorais , porque haveis de rir.

Bem-aventurados sereis quando os homens vos aborrecem e quando vos separem , e vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como mau , por causa do filho do Homem. 

Folgai nesse dia , e exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu , pois assim faziam os seus pais aos profetas. 

Mas ai de vós , ricos ! porque já tendes vossa consolação. 

Ai de vos os que estais fartos , porque tereis fome . Ai de vos , os que agora rides , porque vos lamentareis e chorareis. 

Ai de vos quando todos os homens de vós disserem bem , porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.

Mas a vós que ouvis , digo : Amai a vossos inimigos , fazei bem aos que vos aborrecem; 

Bendizei os que vos maldizem , e orai pelos que vos caluniam. 

Ao que te ferir numa face , oferece-lhe também a outra ; e , ao que te houver tirado a capa , nem a tunica recuses;

E dá a qualquer que te pedir ; e , ao que tomar o que é teu , não lho tornes a pedir. 

E como vos quereis que os homens vos façam , da mesma maneira lhes fazei vós também.

E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis ? Também os pecadores fazem o mesmo. 

E se emprestardes aqueles de quem esperais tornar a receber , que recompensa tereis ? Também os pecadores emprestam aos pecadores para poder receber outro tanto. 

Amai pois a vossos inimigos , e fazei bem , e emprestai , sem nada esperardes , e será grande o vosso galardão , e sereis filhos do altíssimo , porque Ele é benigno até para os ingratos e maus. 

Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis , e não sereis condenados , soltai e vos soltar-vos-ão. 

Daí , e ser-vos-á dado ; boa medida realçada , sacudida e transbordando , vos deitarão no vosso regaço ; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. 

E dizia-lhe uma parábola : Pode porventura o cego guiar o cego ? Não cairão ambos na cova ? 

O discípulo não é superior a seu mestre , mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. 

E porque atentas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho ? 

Ou como podes dizer a teu irmão : Irmão , deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho , não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho ? Hipócrita , tira primeiro a trave do teu olho , e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho do teu irmão. 

Porque cada árvore se conhece pelo próprio fruto ; pois não se colhem figos dos espinheiros , nem vindiman uvas dos abrolhos. 

O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem , e o homem mau do mau tesouro do seu coração tira o mal , porque da abundância do seu coração fala a boca. 

E porque me chamais , Senhor , Senhor , se não fazeis o que eu digo ? 

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras e as observa , eu vos mostrarei a quem é semelhante. 

É semelhante ao homem que edificou sua casa , e cavou e abriu bem fundo e , pôs os alicerces sobre rocha; e , vindo a enchente , bateu com ímpeto a corrente naquela casa , e não a pode abalar , porque estava fundada sobre rocha. 

Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra , sem alicerces , na qual bateu com ímpeto a corrente , e logo caiu ; e foi grande a ruina daquela casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consagracao do Aposento

Gostaria de oferecer uma prece já conhecida e consagrada pelo Circulo Esotérico da Comunhão do Pensamento,   a Consagração do aposento. Mas proponho que ao afirma-la, cada um se veja no centro de um círculo que forma ao redor de si “um aposento”, um lugar especial dentre de cada um de nós mesmos.  Um círculo que cresce e se expande a medida que nos purificamos e nos tornamos projeções mais perfeitas do poder, sabedoria e amor de Deus. Que  envolve aos poucos aqueles com quem nos relacionamos e vai se ampliando e tocando os círculos iluminados daqueles com que cooperamos, formando um círculo cada vez maior de Paz e Harmonia. CONSAGRAÇÃO DO APOSENTO Dentro do Círculo Infinito da Divina Presença que me envolve inteiramente Afirmo: Há uma só presença aqui: é a presença da Harmonia, que faz vibrar todos os corações de Felicidade e Alegria. Quem quer que aqui entre, sentirá as vibrações da Divina Harmonia. Há uma só presença aqui: é a do Amor. Deus é Am

Ela une todas as coisas

Esta música de Jorge Vercillo descreve com simplicidade a felicidade de sentir a dimensão da vida como algo inexplicável, intangível e grandioso.  Simples e profundo se você tiver a mente e o coração abertos a uma nova pespectiva ... Ela une todas as coisas Jorge Vercillo Ela une todas as coisas Como eu poderia explicar Um doce mistério de rio Com a transparência de um mar Ela une todas as coisas Quantos elementos vão lá Sentimento fundo de água Com toda leveza do ar Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Pedra preciosa de olhar Ela só precisa existir Para me completar Ela une o mar Com o meu olhar Ela só precisa existir Pra me completar Ela une as quatro estações Une dois caminhos num só Sempre que eu me vejo perdido Une amigos ao meu redor Ela está em todas as coisas Até no vazio que me dá Quando vejo a tarde cair E ela não está Talvez ela saiba de cor Tudo que eu preciso sentir Ped

Chave de Harmonia

Desejamos Harmonia, Amor, Verdade e Justiça a todos os meus irmãos do Circulo Esoterico e a toda a humanidade. Com as forças reunidas das silenciosas vibrações dos nossos pensamentos, somos fortes, sadios e felizes, formando assim um elo de fraternidade universal. Estamos satisfeitos e em paz com o universo inteiro, e desejanos que todos os serem realizem as suas aspirações mais íntimas. Damos graças ao Pai Invisível por ter estabelecido a Harmonia, o Amor a Verdade e a Justiça entre todos os seus filhos.  assim seja